Educação Permanente em Saúde: ESP/CE inicia capacitação de profissionais dos centros de estudos da Rede Sesa

27 de agosto de 2024 - 16:43 # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Fotos: Deborah Muniz e Raiane Ferreira
Vídeo: Raiane Ferreira

Aula inaugural do Curso de Atualização em Educação Permanente em Saúde aconteceu na sede da autarquia, reunindo cerca de 200 participantes

O projeto de implementação da Política de Educação Permanente em Saúde do Ceará passou a contar com um importante reforço. Por meio do Curso de Atualização em Educação Permanente em Saúde (EPS), a Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), irá capacitar, até novembro, cerca de 200 profissionais atuantes nos centros de estudos das unidades da pasta estadual.

A aula de abertura aconteceu na sede da autarquia, em Fortaleza, nessa segunda-feira (26), mobilizando gestores e profissionais de diversas regiões do estado. Ao longo da trilha de aprendizagem, o grupo vai poder desenvolver e/ou reforçar conhecimentos nos campos da EPS e da Gestão do Trabalho, considerando as interfaces do ensino, da pesquisa, e do serviço.

O superintendente da ESP/CE, Luciano Pamplona, participou do evento e destacou, durante discurso à turma, o alinhamento junto à Sesa para a realização de um trabalho intersetorial. “Historicamente, a ESP/CE tem um papel muito importante para os municípios e é muito bom entender esse processo nessa formação junto a vocês. Porque essa articulação é viva e acontece o tempo todo, por isso, nos colocamos à disposição de todos para que possamos nos aproximar cada vez mais”, ressaltou.

Também compuseram a mesa Melissa Medeiros, coordenadora do Programa de Cirurgias Eletivas da Sesa; Lívia Milena Barbosa de Deus e Méllo, diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde do Governo Federal; Silvia Bonfim, coordenadora de Políticas de Educação, Trabalho e Pesquisa em Saúde (Coeps) da Sesa; Érika Nicolau, gerente de Educação Permanente em Saúde da ESP/CE; e Ricardo Reis, coordenador-geral do Centro de Ensino, Aperfeiçoamento e Pesquisa do Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ).

Replicação de aprendizado

Para a psicóloga Alice Ávila (foto), o desejo de colher os ensinamentos no curso e replicar as práticas diretamente na policlínica onde atua, no município de Sobral, a 241 quilômetros da Capital, foi o que a motivou participar do treinamento. “Espero levar os conceitos e os direcionamentos da Educação Permanente aos demais trabalhadores da instituição e discutir as práticas que podemos desenvolver na unidade e na abordagem aos nossos pacientes”, projeta.

Da mesma forma, a farmacêutica Dayse Arruda conta que a educação permanente em saúde tem sido uma prática contínua exercida no âmbito do Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen), ajudando na execução e no aperfeiçoamento das ações desenvolvidas por ela e a equipe. Ouça o depoimento da profissional:

Ficha técnica

O Curso de Atualização em EPS terá 80 horas, divididas entre atividades presenciais e on-line, contemplando seis turmas, com 35 alunos cada. A coordenadora da Rede Saúde Escola (Rese), Ana Paula Brilhante, dá mais detalhes sobre o projeto. Assista:

Rede Saúde Escola

Idealizada em julho de 2021, a Rese representa a integração ensino, pesquisa, serviço, comunidade e pesquisa no âmbito do SUS. Atualmente, o Ceará conta, por meio da iniciativa, com o total de 114 Núcleos de Educação Permanente Municipais (Numeps) e cinco Núcleos de Educação Permanente Regionais (Nureps) implantados nas regiões de Sobral; Fortaleza; Quixadá; Sertão Central; Litoral Leste/Jaguaribe; e Cariri.