Telessaúde do Ceará já ultrapassa 1.200 agendamentos com especialistas em 2024

23 de agosto de 2024 - 11:30 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Fernanda Teles e Kelly Garcia
Foto: Carlos Gibaja/ Casa Civil

O serviço de Telessaúde funciona todos os dias com uma equipe formada por médicos de 22 especialidades

O serviço de Telessaúde da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realizou 1277 agendamentos de telemedicina e 1.378 solicitações de consultoria, entre janeiro e 20 de agosto de 2024. A telemedicina proporciona consultas entre especialistas, profissionais de saúde e pacientes via chamadas de vídeo. Já na teleconsultoria, médicos e profissionais da Atenção Primária podem manter contato e dialogar sobre pareceres sem solicitar a conversa em tempo real. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, com uma equipe formada por médicos de 22 especialidades.

A médica infectologista e coordenadora do serviço de Telessaúde da Sesa, Melissa Medeiros, ressalta que o serviço permite a troca de conhecimentos, a discussão de casos clínicos e o aprimoramento das práticas médicas entre os profissionais de saúde da Atenção Primária e da Atenção Especializada. “Isso evita que o paciente precise se deslocar para Fortaleza, podendo o mesmo ser atendido na sua localidade”, explica.

O serviço foi apresentado nacionalmente, este ano, pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, como um exemplo de sustentabilidade e consciência ambiental, especialmente pela economia de combustível. Até o mês de agosto, por causa do programa, mais de 367 mil km deixaram de ser percorridos em deslocamentos dos pacientes entre as regiões do Ceará e, com isso, mais de 8 mil metros cúbicos de dióxido de carbono deixaram de ser liberados no meio ambiente. “O serviço de Telessaúde é uma iniciativa inovadora não apenas por beneficiar os pacientes, mas também pelo seu viés de sustentabilidade”, completa Melissa Medeiros, reforçando, que, com o serviço, houve uma redução de 75% no deslocamento de pacientes do interior do Estado para Fortaleza.

Todas as demandas de telemedicina devem ser realizadas por profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios, através da plataforma Saúde Digital, com um prazo máximo de 60 dias. Apenas no último mês de julho, 216 chamadas de vídeo com médicos especialistas foram realizadas, sendo a neurologia a especialidade mais procurada.

O aposentado e morador da zona rural do município de Pentecoste, Francisco de Assis da Silva, 64, foi um dos atendidos pelo serviço. O paciente, que já teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC), precisou realizar exames de imagem especializados e teve telemedicina agendada para uma neurologista, pela equipe da UBS da localidade onde mora.

“Fiquei muito impressionado com o alcance da tecnologia na Saúde. Devido a algumas sequelas do AVC foi muito importante que eu fizesse essa consulta aqui mesmo em Pentecoste, sem que eu precisasse me deslocar para Fortaleza. Fui muito bem atendido e espero que outras pessoas tenham a mesma oportunidade”, relata.

LEIA TAMBÉM: Governo do Ceará disponibiliza serviços de telemedicina e teleconsultoria para profissionais de saúde

Sobre o serviço

Vinculado à Central de Regulação do Estado, o Telessaúde dispõe de um total de 22 especialistas para realizar consultas e repassar informações para facilitar os diagnósticos e aprimorar a assistência à saúde da população cearense.

Os médicos que atuam estão disponíveis para realizar pareceres em tempo real, no caso da Telemedicina e na modalidade de Teleconsultoria. Profissionais da Capital e do Interior podem agendar atendimento com os especialistas de forma on-line, na plataforma Saúde Digital.