Em parceria com a Sesa, Ministério da Saúde promove oficina sobre vigilância do óbito com menção à tuberculose
21 de agosto de 2024 - 15:29 #capacitação #Sesa #Tuberculose
Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto:Evelyn Ferreira
Fotos:Talyta Neves
A oficina foi realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Sesa
Pela primeira vez no Ceará, o Ministério da Saúde (MS) promove uma oficina de vigilância do óbito com menção à tuberculose em parceria com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). A atividade contou com a presença do titular da Secretaria Executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional (Seade), Lauro Perdigão, e de representantes do MS.
O titular da Seade, Lauro Perdigão, esteve presente na oficina
De acordo com Talyta Neves, assessora técnica do Grupo de Trabalho de Tuberculose e Hanseníase da Sesa, a capacitação acontecerá em sete estados brasileiros até o fim de 2024. “Foi feita uma pontuação por óbitos absolutos, coeficientes e notificações pós-óbito. Nesses indicadores, o Ceará ficou entre os sete estados selecionados pelo Ministério da Saúde para receberem a capacitação neste ano”, pontua.
Ainda segundo a assessora técnica, “o Ceará é a 16ª unidade da federação com maior coeficiente de mortalidade por tuberculose no Brasil (2,5 óbitos por 100 mil habitantes). Fortaleza é uma das capitais com coeficiente de mortalidade acima da média nacional”.
Ela explica que uma justificativa possível para o estado registrar esses índices é o fato de muitos pacientes demorarem a ser diagnosticados pela atenção primária. “Eles já chegam, em sua maioria, no serviço com uma tuberculose um pouco mais agravante, tendo como consequência o óbito. Por isso, estamos buscando fortalecer e qualificar a Atenção Primária à Saúde (APS) do estado, para que se torne mais sensível ao diagnóstico precoce e o paciente comece a ser tratado o quanto antes”.
Entenda: Tuberculose: adesão ao tratamento completo é essencial para cura
A oficina encerra as atividades de capacitação de profissionais da saúde iniciada na segunda-feira (19), na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), com o curso de Manejo Clínico da Tuberculose.
Leia mais: Profissionais da saúde participam de capacitação sobre manejo clínico da tuberculose