Hemoce passa por avaliação nacional e alcança confiabilidade máxima em práticas de diagnóstico para doenças da coagulação
21 de agosto de 2024 - 15:10 #coagulação #Hemoce #Laboratório #Unicamp
Assessoria de Comunicação do Hemoce
Texto: Emmanuel Denizard
Foto: Divulgação/Hemoce
Hemoce é a única instituição do Ceará a coletar e processar as amostras para testes de coagulação no Estado
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) recebeu nota máxima em diagnóstico para doenças de coagulação sanguínea, como a hemofilia. O hemocentro é a única instituição do estado a processar as amostras para testes de coagulação. O laboratório que realiza o diagnóstico de enfermidades do tipo iniciou, neste ano, a participação no Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade em Hemostasia (PAEQ-Hemostasia). O plano, desenvolvido pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia da Universidade Estadual de Campinas, avalia a qualidade dos testes laboratoriais em doenças hemorrágicas hereditárias e situações de trombose.
O objetivo do PAEQ é melhorar a qualidade dos testes laboratoriais nas doenças citadas, além de garantir a precisão e confiabilidade dos resultados laboratoriais. A unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) recebeu amostras para análise, que confirmaram os resultados dos testes, obtendo confiabilidade máxima.
“Geralmente, enviam-se amostras de sangue com os resultados desconhecidos. Nós analisamos e reportamos à Unicamp, que compara os resultados com os demais laboratórios participantes. O Hemoce recebeu amostras de sangue de pacientes para realizar a testagem e, nessa primeira avaliação, recebemos 100% de conformidade, o que mostra que não tivemos nenhum desvio e nosso equipamento tem confiabilidade nos resultados. O programa é avaliado pelo Inmetro [Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial], com validação nacional e internacional”, explica Luany Mesquita, diretora de hematologia do hemocentro cearense.
O Laboratório de Hemostasia do Hemoce fica localizado no Centro de Diagnóstico Clínico da instituição. Lá, são realizados exames específicos para detectar doenças da coagulação. São doze tipos entre elas, a hemofilia e a doença de von Willebrand. No laboratório são feitas também análises para avaliar risco de tromboses nos pacientes.
“Nós somos o único laboratório do Ceará que faz exames específicos para todos os fatores de coagulação do sangue. Aqui, nós coletamos e processamos as amostras, e isso faz diferença para o resultado final, pois associa a agilidade ao controle de qualidade dos nossos processos”, finaliza Luany Mesquita.
Programa de Avaliação Externa de Qualidade em Hemostasia (PAEQ-Hemostasia)
O Programa atende às exigências previstas na legislação brasileira, que regulamenta o funcionamento dos laboratórios clínicos no país e orienta que todo serviço que realiza testes clínicos laboratoriais deve participar regularmente de testes de proficiência.