Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde acontece em Fortaleza; Sesa participa da abertura

21 de agosto de 2024 - 16:52 # # # #

Assessoria de Comunicação Sesa
Texto e fotos: Diana Vasconcelos

4ª CEGTES segue até quinta-feira (22), com a finalidade de construir uma proposta única para a conferência nacional

O Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau/CE), em parceria com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), na noite desta terça-feira (20), realizou a abertura da etapa estadual da 4ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (4ª CEGTES). O evento, que acontece até quinta-feira (22) no Centro de Eventos do Ceará, tem como tema central “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: gente que faz o SUS acontecer”.

Entre os objetivos da conferência, um dos principais é discutir e propor políticas e estratégias que fortaleçam a gestão do trabalho e da educação na saúde, focando na valorização dos profissionais e na qualificação dos serviços prestados à população. A secretária da saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, durante discurso de abertura, pontuou a valorização profissional como fundamental para o crescimento da Saúde Estadual e, principalmente, para o êxito do movimento de regionalização. “Para que a gente possa, cada vez mais, levar acesso à população, a gente tem que dar o melhor para os nossos trabalhadores de saúde”, disse.

A secretária de gestão do trabalho e da educação na saúde no Ministério da Saúde, Isabela Cardoso de Matos Pinto, também participou da cerimônia de abertura e destacou a volta da conferência, após um hiato de 18 anos. “Realizar essa conferência após 18 anos é reconhecer a importância de espaços democráticos, da construção coletiva e que a democracia é fundamental para isso”, disse ela. “Então, é objetivo dessa conferência trazer para a agenda governamental o lugar da trabalhadora e do trabalhador do SUS da saúde nesse país”, complementou.

Autoridades presentes

O presidente do Cesau/CE, Adriano Fernandes, frisou que os gestores precisam lembrar que também são trabalhadores. “Quando se fala de gestor, trabalhador e usuário, é um tripé. O gestor também é um trabalhador, então, é muito importante que esses três atores estejam em harmonia”, disse.

Além das secretárias e do titular do Cesau, participaram da 4ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde: o representante da superintendente estadual do Ministério da Saúde no Ceará, Luiz Marques Campelo; o presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems), Rilson de Andrade; a representante da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Ana Kézia de Queiroz; a secretária executiva do Cesau/Ce, Maria Goretti Sousa; e o conselheiro nacional de saúde, Haroldo Pontes.

Homenagens

A cerimônia de abertura seguiu com a entrega da Comenda Chico Passeata. Instituído em 2011, o título honorífico é concedido a personalidades com trabalho focado na interferência positiva dos determinantes sociais, promovendo melhoria da saúde e qualidade de vida da população cearense.

Ao todo, dez personalidades foram homenageadas: o médico sanitarista e ex-gestor da Fiocruz Ceará, Carlile Lavor; o agrônomo e professor Carlos Adalberto Celedonio (in memoriam); o superintendente regional de Fortaleza, Ícaro Borges; a médica coordenadora do grupo de pesquisa em saúde digital da Fiocruz, Ivana Barreto; a cirurgiã-dentista e bolsista da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), Leni Moura; a coordenadora da política de educação, trabalho e pesquisa em Saúde (Coeps), Silvia Bomfim; a médica sanitarista e secretária executiva da Atenção primária e políticas de saúde, Maria Vaudelice Mota; a superintendente da Região do Cariri, Tereza Cristina Alves; a mestra em planejamento urbano e regional, Lúcia Oliveira; e a médica especialista em saúde pública, Vera Lúcia Dantas.

O evento teve como conferência de abertura a palestra da secretária Isabela Cardoso de Matos Pinto. A programação, que segue até dia 22 de agosto, vai debater as principais propostas levantadas nos encontros realizados nas cinco Regiões de Saúde do Ceará, com a finalidade de construir uma proposta única para a conferência nacional.

Evento nacional acontece em Brasília

Com o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: gente que faz o Sistema Único de Saúde (SUS) acontecer”, a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (4ª CNGTES), organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) com o apoio do Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), acontecerá em Brasília (DF), de 10 a 13 de dezembro de 2024.

A primeira conferência nacional foi realizada em 1986, a segunda ocorreu em 1993 e, a última, em 2006. A edição de 2024 é a quarta conferência que vai elaborar propostas para trazer melhorias para os trabalhadores do SUS.