Agosto Dourado: Semana Mundial de Aleitamento Materno tem início no Hospital César Cals

1 de agosto de 2024 - 17:50 # #

Assessoria do HGCC
Texto: Wescley Jorge
Fotos: Thiago Freitas

Abertura Estadual da Semana Mundial de Aleitamento Materno ocorreu no Hospital César Cals

Mais de 20 anos depois de ter uma filha e doar leite pela primeira vez no Hospital Geral Dr. César Cals, Claudiane Barroso Cavalcante, 38, retorna ao equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), agora para ser homenageada pela amamentação e o ato de doar. Na manhã desta quinta-feira (1º), durante a Abertura Estadual da Semana Mundial de Aleitamento Materno, ela e outras mães foram destaque pelo papel desempenhado no aleitamento materno e por também se dedicarem a filhos de outras mulheres que não podem amamentar.

Claudiane deu à luz uma menina, sua primeira filha, Ana Camille, nascida prematura no HGCC, 21 anos atrás. Agora, também mãe de Lourenço, de um ano de idade, ela amamenta e, mais uma vez, doa para o banco de leite.

Claudiane Barroso doou leite há 21 anos para a própria filha, Camille, e agora amamenta o pequeno Lourenço, de um ano

“Amamentar é indescritível. Quem puder fazer isso pelo seu filho, faça. Não existe cansaço. Eu tive uma filha que precisou, há 21 anos, ela nasceu prematura. Naquela época, eu já fui para o banco de leite doar para minha própria filha e outras crianças. Então vem uma experiência. Eu doei há 21 anos e já estou doando de novo”, destacou Claudiane.

Na edição deste ano, o mês de incentivo ao aleitamento materno – Agosto Dourado – tem como tema estadual “Amamentação: um ato de amor que nutre, protege e conecta”. A programação, que reuniu mãe doadoras de leite materno, representantes de bancos de leite e postos de coleta do Ceará, contou com a participação da vice-governadora do estado, Jade Romero, escolhida madrinha do aleitamento materno 2024; e da secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho.

Em sua fala, Jade Romero destacou a importância do Hospital César Cals, dos profissionais, da secretária da saúde, pela dedicação e afinco, e agradeceu a honra de ser madrinha da amamentação. Ela também homenageou, pedindo uma salva de palmas, as mães doadoras de leite.

“Me sinto muito honrada de ser madrinha de algo tão precioso. É um motivo de orgulho para nós, que fazemos o Governo do Estado do Ceará e para o governador Elmano, chegarmos à marca de ter nove bancos de leite (no estado), e termos, somente esse ano, mais de 700 crianças que foram assistidas pelo Hospital César Cals”, ressaltou Romero.

 Vice-governadora, Jade Romero, é escolhida Madrinha da Amamentação 2024

Para a vice-governadora, a homenagem tem um grande significado. “Nosso objetivo, o meu objetivo agora, como madrinha da amamentação, meu grande papel ao lado de vocês é continuar reforçando a nossa retaguarda, os nossos serviços de saúde para acolher as mães”, completou.

Secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, destacou o papel das mães e dos profissionais na promoção do aleitamento materno

A secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, parabenizou o banco de leite pelo trabalho, destacou a atuação dos profissionais, de toda dedicação em prol da amamentação, e principalmente o papel das mães que doam leite. “O banco de leite humano, para a gente, é uma referência, é um sinônimo de qualidade. E, por isso, fizemos questão de estar aqui com vocês hoje para celebrar. Que a gente possa, cada vez, mais fortalecer, incentivar a amamentação e agradecer. É um momento de gratidão a todas as doadoras”, salientou a secretária.

O diretor-geral do HGCC, Adriano Veras, ressalta o papel histórico da unidade, especialmente relacionado ao compromisso com o aleitamento materno

Em sua fala de abertura do evento, Adriano Veras, diretor-geral do HGCC, fez um resgate histórico sobre a relevância do HGCC na área da saúde no Ceará. Destacou vários fatos marcantes, como o próprio banco de leite humano do Hospital, que há mais de 30 anos trabalha pela amamentação e a doação de leite para os bebês no Centro de Neonatologia.

“Nosso banco de leite funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, oferecendo um atendimento completo e humanizado às mulheres e aos bebês prematuros. Contamos com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, preparada para oferecer orientações sobre aleitamento materno, coletar o leite doado e garantir a pasteurização e distribuição segura. Realizamos coletas externas, indo até a casa das doadoras para facilitar o processo de doação”, explicou Veras.

Rejane Santana, coordenadora do banco de leite do HGCC, reconheceu o papel da mãe que amamenta e doa. “O mais importante é saber que o Hospital César Cals trabalha em prol do aleitamento materno. Não só o banco de leite humano, mas toda unidade. Somos coadjuvantes dessa história. A protagonista é a mãe. E cada dia a gente trabalha mais para acolher e prestar o melhor atendimento”.

Rejane Santana salienta o papel de protagonista da mãe que amamenta e doa leite materno

Ao final da solenidade, profissionais que se destacam e se dedicam à promoção e proteção ao aleitamento materno receberam a braçadeira do Time da Amamentação. As mães doadoras foram agraciadas com uma muda de planta símbolo de resistência, de natureza, de amor, de vida. Junto com elas, por meio de um QR Code, as mães podem acessar, em seu celular, um vídeo de agradecimento pelo gesto de ajudar a salvar vidas com a doação de leite.

“O vídeo foi muito importante. Saber que crianças foram salvas a partir do nosso leite. Tudo lindo e maravilhoso. Criatividade excelente para comover as pessoas”, comemorou Claudiane Barroso.

Assista também: