HGF investe em alta tecnologia para diagnóstico e tratamento de doenças oftalmológicas
31 de julho de 2024 - 13:17 #HGF #Oftalmologia
Assessoria de Comunicação do HGF
Além de garantir mais qualidade na assistência, o investimento no HGF permite aos residentes uma formação em contato com a alta tecnologia
O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), investe em equipamentos de última geração para ampliar a qualidade de diagnósticos e tratamentos de doenças oftalmológicas. Com investimento de R$ 1,6 milhão, foram adquiridos, no mês de julho, três novos aparelhos para atendimento ambulatorial e cirúrgico da especialidade.
Oftalmologista do HGF, Felipe Carvalho afirma que os equipamentos trarão muitos avanços para a saúde ocular dos pacientes atendidos no hospital. “O novo vitreófago, por exemplo, oferece tecnologia mais avançada para cirurgias de vítreo e retina, retinopatia diabética, hemorragias, descolamento de retina e retirada de corpo estranho intraocular”, pontua.
Outro avanço significativo para o serviço é a aquisição do aparelho pentacam. Dácio Costa, especialista em doenças da córnea, destaca a melhoria na assistência. “O pentacam nos auxilia na definição do melhor tratamento para doenças como a ceratocone — condição na qual a córnea se curva para fora —, pois permite uma visão mais ampla do tecido da córnea, do grau de elevação das superfícies, a espessura e a densidade por exemplo”, detalha o oftalmologista do HGF.
Diagnosticado com ceratocone, Luan Maia é acompanhado de forma regular no ambulatório de Oftalmologia do HGF
Luan Maia, de 24 anos, morador de Alto Santo, recebeu o diagnóstico de ceratocone no ano passado e relembra que, desde criança, sentia desconfortos na visão. “No ano passado piorou muito, com dores fortes nos olhos, dificuldades com a claridade. Comecei a ter também coceira e vermelhidão”, explica o paciente que começou a ser acompanhado no HGF em 2023.
Examinado com o pentacam, Luan alegrou-se em saber que não houve progressão da doença. “Passei por muitos médicos para chegar ao diagnóstico. Hoje ter consciência da doença e o acompanhamento adequado me deixa mais tranquilo. Quero muitos exames com resultados assim, sem evolução da doença”, compartilha.
“A aquisição desse aparelho é um grande ganho para a saúde pois nos permitirá um controle maior da doença na fase inicial ou intermediária, evitando assim a necessidade de um transplante de córnea”, reforça Dácio.
“São equipamentos que além de garantir maior precisão nos procedimentos, também ampliam o aprendizado dos residentes de Oftalmologia, que têm a oportunidade de atuar com alta tecnologia”, acrescenta Carvalho.
LEIA MAIS: Residência em Oftalmologia do HGF conquista primeiro lugar no Brasil na prova de especialistas
Serviço de Oftalmologia no HGF
Com um parque tecnológico avançado e moderno, o serviço de Oftalmologia do HGF oferece assistência abrangente e especializada no tratamento de doenças oculares de média e alta complexidade.
A equipe conta com profissionais especializados em glaucoma, retina, oftalmopediatria, catarata, córnea, visão subnormal (acompanhamento a pacientes que não enxergam mais ou enxergam pouco), plástica ocular, uveíte (inflamação ocular), órbita, pterígio, estrabismo e neuroftalmologia.