Profissionais que usam a voz no trabalho precisam ter cuidados básicos com a saúde vocal
23 de julho de 2024 - 08:36 #Cerest #Cerest/CE #saúde do trabalhador e trabalhadora #Sesa #voz
Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto e fotos: Evelyn Ferreira
Recepcionistas e teleoperadores são exemplos de profissionais que utilizam a voz como ferramenta de trabalho
Mais que um instrumento de comunicação, para muitos profissionais a voz é ferramenta de trabalho. E principalmente nesses casos, ela precisa de cuidados para que seja utilizada em sua plenitude e não tenha problemas a longo prazo. Professores, teleoperadores, cantores e radialistas são apenas alguns exemplos de trabalhadores que dependem do recurso da voz diariamente e por um longo período.
De acordo com Maria do Socorro Távora, fonoaudióloga do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cerest/CE) Manuel Jacaré, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a queixa mais comum entre as pessoas que fazem muito uso da voz no dia a dia é a disfonia, mais conhecida como rouquidão. Ela alerta que o problema tem diversas causas “desde porque a pessoa não consegue usar de forma adequada seu aparelho fonador, as suas cordas vocais, até problemas orgânicos, como nódulos, pólipos, que podem ser provocados pelo uso inadequado da voz, mas não necessariamente só por isso”, diz.
Ao perceber qualquer alteração na voz ou incômodo ao falar, a orientação da fonoaudióloga é buscar por atendimento médico nas unidades de saúde primária. Caso haja algum problema que precise de atenção específica, o paciente será encaminhado para um serviço especializado, como as policlínicas, que contam com profissionais otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos.
Mas o ideal é prevenir o surgimento de doenças. Para isso, a fonoaudióloga dá algumas dicas de cuidados com a voz: “é recomendado que as pessoas procurem fazer pequenas pausas quando estiverem falando e se hidratar, ter sempre um copo de água próximo. Quando for para muita gente, procurar falar usando algum tipo de recurso que amplie o volume da voz, normalmente um microfone”.
Cerest lança grupo de promoção da saúde de profissionais que utilizam a voz no trabalho
No dia 30 de julho, às 14h, o Cerest irá lançar o “Grupo de promoção da saúde vocal dos(as) trabalhadores(as) que utilizam a voz como instrumento de trabalho”, com o objetivo de promover a saúde vocal, incentivar a participação ativa, a autonomia sobre o autocuidado e prevenir os distúrbios vocais por meio de ação educativa.
Segundo Mara Tavares, titular do Cerest, os encontros serão quinzenais e não há necessidade de inscrição prévia. “Esse grupo vem nessa perspectiva, que essas pessoas, trabalhador e trabalhadora, que vão participar dessa atividade educativa, possam, minimamente, reconhecer sintomas de alerta, como enfrentar, como se preparar realmente, quais as estratégias de autocuidado que possam ser potencializadas para que isso não acometa a sua saúde vocal”, diz.
Serviço
Grupo de promoção da saúde vocal dos(as) trabalhadores(as) que utilizam a voz como instrumento de trabalho
Quando: 30 de julho de 2024, às 14 horas
Local: Auditório do Cerest, Rua dos Tabajaras, 268, Praia de Iracema
Informações: (85)3101.5343/ cerest@saude.ce.gov.br