HGF alcança marca de 3.785 cirurgias eletivas realizadas no primeiro semestre de 2024

8 de julho de 2024 - 17:25 # # #

Assessoria de Comunicação do HGF
Texto: Felipe Martins Fotos: Felipe Martins

Somado ao número de cirurgias de emergência, unidade supera os cinco mil procedimentos

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizou, de janeiro a junho deste ano, 3.785 cirurgias eletivas. O número representa um aumento de 10,3% em comparação aos procedimentos realizados no mesmo período de 2023.

O crescimento é fruto do investimento contínuo. A diretora-geral do HGF, Ivelise Brasil pontua melhorias como reformas de salas e expansão do número de leitos no Centro Cirúrgico, realizadas no início deste ano, além da otimização do tempo dos procedimentos cirúrgicos e de limpeza das salas. “Com a mesma capacidade instalada, conseguimos aumentar a rotatividade e o número de cirurgias realizadas”, afirma.

Ivelise também destaca a ampliação de cirurgias eletivas para turnos noturnos e nos sábados e o chamamento de novos profissionais. Atualmente, a unidade possui 916 servidores do último concurso público realizado pela Sesa, em 2022, e deve receber mais na próxima convocatória, em setembro.

O centro cirúrgico passou por reforma em janeiro deste ano e os novos servidores convocados já atuam no espaço

Denísia Carneiro, de 54 anos, é uma das atendidas pelo serviço. Natural de Maracanaú, a dona de casa passou por uma cirurgia no joelho para tratar uma lesão de menisco na última quinta-feira (4). “Parei de trabalhar porque sentia muita dor e nem conseguia mais andar. A expectativa agora é poder continuar trabalhando em casa, com confeitaria, mas com muito mais qualidade de vida”, afirma.

A coordenadora do Programa de Cirurgias Eletivas do Ceará, a médica Melissa Medeiros, afirma que o hospital foi a unidade que mais realizou cirurgias eletivas em 2023, com 5.732 procedimentos efetuados. E em 2024, também desponta entre as unidades mais atuantes no programa. A gestora ressalta que, de janeiro de 2023 até 5 de julho de 2024, já foram realizadas 193.901 cirurgias eletivas por meio do programa, sendo 70.452 realizadas somente neste ano.

“Estamos quase chegando a 200 mil cirurgias realizadas desde o início da gestão do governador Elmano de Freitas”, ressaltou Melissa, complementando, “operamos 25% a mais do que no ano passado, um percentual que é maior do que a média nacional”.

Hospital realizou mais de 1.400 cirurgias de emergência

Unidade terciária com porta aberta para atendimento de alta complexidade, o HGF recebe uma média de 160 pacientes na Emergência todos os dias. De janeiro a junho deste ano, foram 23.680 atendimentos realizados pelo serviço. Destes, 1.488 passaram por procedimentos de emergência no Centro Cirúrgico da unidade.

“São necessidades de cirurgias de altíssima complexidade que entram pela nossa Emergência diariamente. Procedimentos que apenas o HGF possui estrutura e profissionais qualificados para realizar”, explica Ivelise. Entre as principais demandas, estão neurocirurgias, cirurgias oncológicas, urológicas, vasculares, além de procedimentos de obstetrícia de risco, especialidade para a qual o hospital possui emergência dedicada.

O HGF é o maior hospital da rede pública no estado do Ceará e um centro de referência em assistência de alta complexidade para as regiões Norte e Nordeste. Com um total de 33 especialidades médicas e 64 subespecialidades, a unidade da Rede Sesa se destaca em áreas como Neurologia, Neurocirurgia, Oncologia, Cirurgia Vascular, Oftalmologia, Reumatologia, Nefrologia, Ortopedia e Obstetrícia de alto risco.