Atenção Primária à Saúde: ESP/CE inicia nova turma de especialização com foco no serviço multiprofissional

13 de junho de 2024 - 17:21 # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Juliana Marques
Fotos: Deborah Muniz
Vídeo: Raiane Ferreira

Processo seletivo dos discentes recebeu mais de mil inscrições de todo o estado, resultando no preenchimento de todas as 60 vagas disponibilizadas

Reconfigurado, agora tendo abrangência multiprofissional, o Curso de Especialização em Atenção Primária à Saúde (APS), da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), iniciou as atividades de mais uma turma nesta quinta-feira (13).

A nova edição do projeto também é marcada pela descentralização das vagas que, pela primeira vez, foram disponibilizadas para todas as regiões do estado. De acordo com a Diretoria de Pós-graduação em Saúde (Dipsa) da autarquia, o processo seletivo dos discentes recebeu mais de mil inscrições.

“A primeira versão do nosso curso de APS tinha uma carga horária mais extensa, bem parecida com a da Residência Médica (Resmed), e era uma capacitação específica e ligada a convênios em determinadas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Nesse novo formato, nós, além de ampliarmos o curso para todas as profissões do serviço multiprofissional, expandimos as vagas para todo o Ceará”, reforçou a gestora da Dipsa, Olivia Bessa, durante a aula inaugural da iniciativa.

As reformulações aplicadas foram importantes para o sucesso do certame, acredita a gerente de Pós-graduação em Saúde, Ligia Lucena. “Nós conseguimos reunir diversas categorias, como enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos… enfim, uma gama de profissionais. Isso é ótimo, pois vai suprir as necessidades da Saúde do Estado, além de formarmos multiplicadores do conhecimento nos respectivos municípios”, complementa Lucena.

Ao todo, 60 alunos integram a turma, que participa das primeiras aulas presenciais na ESP/CE, até esta sexta-feira (14). A dinâmica de aprendizagem é detalhada no vídeo abaixo. Confira:

Qualificação na prática

Formada há 20 anos, sendo metade deles dedicada aos serviços da APS no município de Paracuru, a psicóloga Ariadyne Barros (foto) atua com um quadro profissional multidisciplinar, que dá suporte às equipes de Saúde da Família nos territórios.

Por lá, o trabalho desenvolvido tem a intenção de manter o atendimento longitudinal, consistindo no acompanhamento do usuário ao longo do tempo; no diagnóstico do território; na atuação de promoção; na prevenção em saúde e na assistência ao atendimento.

A vontade de qualificar esses serviços e de retornar aos estudos fizeram com que ela se inscrevesse no curso da instituição vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Ouça o depoimento de Barros:

Aula inaugural

“Atenção Primária à Saúde: um importante pilar do SUS em um mundo de constantes mudanças” foi o tema da aula inaugural, conduzida pelos médicos Carlile Lavor e Odorico Monteiro.

A cerimônia contou, também, com a participação da coordenadora da Atenção Primária à Saúde da Sesa, Thaís Nogueira Facó; do superintendente da ESP/CE, Luciano Pamplona; da secretária de Saúde do município Pentecoste e vice-presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems/CE), Nerilene da Silva Nery; e da vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde (Cesau), Ana Paula Silveira de Moraes.