De Braços Abertos: projeto de organização das Redes de Atenção à Saúde é apresentado no Cariri

10 de junho de 2024 - 17:04 # # # #

Texto:Kelly Garcia
Fotos:Fátima Holanda

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) apresenta, essa semana, o projeto da organização das Redes de Atenção à Saúde na Região de Saúde do Cariri. O evento, que teve início na segunda-feira (10), conta com a participação da secretária de Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho e o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), da Associação sem fins lucrativos Umane, além de gestores dos 45 municípios da região.

A iniciativa faz parte do Projeto de Braços Abertos, que tem como eixos de execução ações de educação permanente, planificação da atenção à saúde e rede de articuladores nas cinco regiões de saúde do estado.

LEIA TAMBÉM: Em Limoeiro do Norte, Governo do Ceará realiza lançamento do Projeto de Braços Abertos

Na Região de Saúde do Cariri, a planificação envolverá tanto a Atenção Primária à Saúde quanto a Atenção Ambulatorial Especializada e a Atenção Hospitalar. A intenção é compartilhar experiências, discutir propostas e pactuar a operacionalização das ações naquela região.

Para a titular da secretaria da Saúde do Ceará, o objetivo é trazer humanização desde o primeiro cuidado, assim como fortalecer a regionalização. “O compromisso do governador Elmano de Freitas é com o fortalecimento da regionalização e é o que queremos com esse projeto: disponibilizar uma saúde de qualidade. Por isso, é tão importante que a gente consiga engajar todo mundo e apresentar as principais diretrizes. Definimos o nome do projeto como ‘De Braços Abertos’, porque queremos oferecer desde o primeiro cuidado, essa humanização. Estaremos de braços abertos para a nossa população, porque esse é o nosso papel”, destaca.

A superintendente da Regional Sul, Tereza Cristina Mota, acredita que o projeto trará soluções no cuidado da saúde da população do Cariri. “As redes de atenção estarão atentas a toda a linha de cuidado com a saúde da população. Entre os nossos desafios, está melhorar o atendimento em todas as frentes, como a materno-infantil, a oncologia, assim como reduzir a mortalidade infantil e as doenças cardiovasculares. Tivemos uma fantástica adesão, com a participação de muitos atores, o que contribui para que dê tudo certo”, pontua.

A programação segue ao longo desta terça-feira (11) no campus Crajubar, na Universidade Regional do Cariri (Urca).