Saúde do Ceará mantém Acreditação ONA de nove unidades ambulatoriais

4 de junho de 2024 - 17:18 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto:Fernanda Teles
Foto:Marcel Bezerra
Arte gráfica: Juliel Veras

O CEO Regional em Maracanaú foi uma das unidades que manteve a Acreditação Nível 1

Nove unidades ambulatoriais da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) mantiveram o título de Acreditado Nível 1 da Organização Nacional de Acreditação (ONA). A entidade não governamental e sem fins lucrativos certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil.

Ao todo, quatro Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) – Canindé, Caucaia, Maracanaú e Russas – e mais cinco Policlínicas Regionais – Baturité, Caucaia, Aracati, Limoeiro do Norte e Russas – , receberam a certificação Nível 1, em dezembro de 2022, e estão cumprindo as etapas do ciclo de dois anos de validade da acreditação.

Todo o processo, tanto de acreditação como de manutenção, é coordenado pela Coordenadoria de Gestão da Qualidade (Cogeq) do Nível Central da Sesa, por meio da Célula de Avaliação da Qualidade (Cequa), responsável por desenvolver ações inerentes à Gestão da Qualidade e avaliação da conformidade dos serviços de saúde.

De acordo com a coordenadora de Gestão da Qualidade da Sesa, Naara Pinheiro, o ciclo de certificação tem as visitas de manutenção como o mecanismo de acompanhamento do desempenho obtido no processo de avaliação inicial. “Todo o ciclo para a certificação é, sobretudo, educativo e impulsiona a sistematização de procedimentos, instrumentos e práticas promotoras de resultados organizacionais mais efetivos para a melhoria contínua. Um serviço de saúde certificado sinaliza o compromisso com padrões reconhecidos de qualidade e segurança”, afirma.

Para a coordenadora de Gestão dos Consórcios Públicos de Saúde do Estado do Ceará, Bárbara Lotife, a política consorcial implantada no Ceará há mais de 14 anos ocupa um papel de destaque na esfera da Saúde Pública. “Por meio dessa estratégia de saúde é possível promover mudanças verdadeiras nas regiões onde se encontram as policlínicas e os CEOs, possibilitando à população o acesso a serviços especializados de qualidade. A qualidade desses serviços fica comprovada com a manutenção dos selos de acreditação chancelados pela ONA – Organização Nacional de Acreditação. Ao conquistar e manter os selos, as unidades de saúde mostram para a população o compromisso com padrões de qualidade e segurança”, diz.

Sobre a Acreditação ONA

A Acreditação ONA é um método de avaliação e certificação voltado para o setor de Saúde. O principal objetivo é promover a qualidade e a segurança na assistência, por meio de padrões e requisitos pré-estabelecidos. Ela é realizada de forma voluntária e reservada e não tem caráter fiscalizatório.