HGF é homenageado pela Assembleia Legislativa do Ceará por seus 55 anos de assistência à população cearense

3 de junho de 2024 - 14:16 # # # #

Assessoria de Comunicação do HGF
Texto: Suzana Mont’Alverne
Fotos: Suzana Mont’Alverne e Fátima Holanda

Evento foi realizado no Plenário 13 de Maio da Alece

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), foi homenageado, em sessão solene, pela Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), em alusão aos 55 anos de dedicação e assistência à saúde pública da população cearense. Durante a cerimônia, realizada nesta segunda-feira (3), dez profissionais da instituição foram condecorados com certificados em reconhecimento ao trabalho realizado.

Representando a secretária estadual da Saúde, Tânia Mara Coelho, o secretário executivo administrativo-financeiro da Sesa, Luiz Otavio Sobreira Rocha Filho, reforçou a importância dos trabalhadores da instituição. “O HGF é feito de pessoas que prestam assistência máxima à população, independentemente de raça, crença ou sexo”, destacou.

O secretário executivo administrativo-financeiro da Sesa, Luiz Otavio Sobreira Rocha Filho, representou a secretária da Saúde Tânia Mara Coelho

Ivelise Brasil, diretora-geral do HGF, agradeceu o empenho e a dedicação desses profissionais. “Muito obrigado a todos que fazem parte do HGF, tanto os que contribuíram no passado quanto os que continuam e continuarão a fazer a diferença. Celebrar 55 anos é contar uma história que já acumula muita experiência. O HGF alcançou a maturidade e está preparado para produzir muito mais frutos no futuro”, enfatizou a gestora.

A diretora compartilhou ainda uma reflexão. “Precisamos falar sobre vaidade, e por ela não devemos nos deixar levar. Ao contrário, devemos cultivar a humildade todos os dias. É para os humildes que trabalhamos, e sem combater a vaidade, não chegaremos a lugar algum. Que tenhamos a condição de realizar nosso trabalho com dignidade, força e coragem”, complementou.

Os profissionais da assistência e do administrativo se reuniram para acompanhar a homenagem ao HGF

Dez profissionais do HGF foram condecorados durante a solenidade

Foram homenageados durante a solenidade Carlos Macedo Martins Castro, maqueiro do serviço de Emergência; Eliardo Silveira, cirurgião bucomaxilofacial; Eliana Lima da Silva, responsável pela Hotelaria do HGF; Esmeralda Geromel Bezerra de Menezes, fisioterapeuta; Maia Eliene Dantas Linhares, do setor Financeiro; Manoel Joaquim Diógenes, ortopedista; Marco Antônio Nasser Aguiar, mastologista; Maria Moema Leite Tavares, do setor de Compras; e Zuil Fernandes Lobo Filho, ginecologista obstetra e cirurgião-geral.

A secretária da Saúde, Tânia Mara Coelho, a diretora-geral, Ivelise Brasil e a diretora-médica, Mariana Ribeiro Moreira também foram condecoradas.

Referência no atendimento de alta complexidade

O HGF é o maior hospital da rede pública do estado do Ceará e um centro de referência em assistência de alta complexidade. A unidade hospitalar da Rede Sesa oferece 33 especialidades médicas e 64 subespecialidades, com destaque para Neurologia, Neurocirurgia, Oncologia, Cirurgia Vascular, Oftalmologia, Reumatologia, Nefrologia, Ortopedia e Obstetrícia de alto risco.

Com 55 anos de funcionamento, o hospital tem mais de 500 leitos, incluindo enfermarias, emergência, obstetrícia e unidades de terapia intensiva (UTI) adulto e neonatal. Mensalmente, o HGF realiza em média mais de 20 mil atendimentos ambulatoriais, 800 cirurgias (eletivas e emergenciais) e 220 mil exames laboratoriais.

Parque tecnológico

O HGF destaca-se ainda pelo amplo, diverso e moderno parque tecnológico. Recentemente, a unidade adquiriu mais de 20 novos aparelhos de ponta para exames no serviço de Endoscopia e um novo microscópio cirúrgico para suporte aos procedimentos do serviço de Otorrinolaringologia, Neurocirurgia e Cabeça e Pescoço.

Evidencia-se também, na unidade, equipamentos cirúrgicos de videolaparoscopia, que permitem procedimentos menos invasivos; microscópios para cirurgias e exames oftalmológicos em 3D, garantindo maior precisão clínica e cirúrgica; e aparelhos de diagnóstico por imagem, que operam 24 horas para atender à demanda da rede pública estadual de saúde.