Sistema informatizado agiliza atendimentos na recepção do Hospital Regional Norte

29 de maio de 2024 - 11:33 # # #

Assessoria de Comunicação do HRN
Texto e fotos: Teresa Fernandes

O Hospital Regional Norte (HRN), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) em Sobral, implantou esta semana o Sistema Gerenciador de Atendimento (SGA). A modernização consiste na instalação de um painel eletrônico que deu início a um novo sistema de atendimento na recepção principal, agilizando a assistência aos usuários. A tecnologia sustentável foi desenvolvida pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da unidade e a estrutura do totem foi confeccionada pela equipe de manutenção.

Painel eletrônico de atendimento na recepção principal agiliza a assistência aos usuários

O computador e o painel de chamadas foram reaproveitados de outros serviços, o que signficou um custo de implantação praticamente nulo, gerando impacto positivo no atendimento sem despender de recursos extras. “Reutilizamos recursos para criar uma solução que pudesse melhorar o atendimento na recepção. Foi custo zero”, ressalta o técnico do NTI, Henio Rillery Lima Ferreira.

A diretora administrativa interina Jamila Aguiar ressaltou a importância da sustentabilidade no processo. “Procurando trabalhar o valor da sustentabilidade, desenvolvemos uma tecnologia útil e viável financeiramente”. Ela disse ainda que são muito os benefícios do sistema. “Mais do que agilidade, trabalhamos um atendimento com mais qualidade porque as pessoas podem aguardar de forma mais confortável, e podemos ainda priorizar os atendimentos de acordo com uma ordem”, explica.

O sistema foi desenvolvido pelo técnico do NTI, Jailson Antonio de Sousa, graduado em análise e desenvolvimento de sistemas. “Utilizamos um sistema web e reaproveitamos um servidor. Com essa solução conseguimos reduzir as filas e auxiliar na chamada das prioridades. O sistema permite chamar os usuários na ordem de chegada priorizando alguns perfis”, explica. O software demorou cerca de dois meses para ficar pronto e já está na segunda atualização.

A gerente do Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC), Gervania Bezerra, explicou que a necessidade da tecnologia surgiu para organizar o atendimento. “Vai impactar na organização das filas e também para agilizar o atendimento”, ressalta, explicando que, após o período de testes, a solução será incorporada nas outras recepções do hospital. Com o sucesso da iniciativa após os testes, a expectativa é de que possa ser dividida com outras unidades que se interessem.

População atendida aprovou a novidade

A novidade foi aprovada pelos usuários. A dona de casa Betiara Soares, 43, que acompanhava a filha internada na clínica médica, disse que o novo sistema vai agilizar os atendimentos. “Vai ficar mais organizado”, diz. A enfermeira Gerlane Rodrigues, 38, que chegou ao HRN para acompanhar a cunhada no Centro de Parto Normal, também comentou os benefícios. “Ficou bem melhor. Às vezes chegávamos e não sabíamos a qual guichê nos dirigir. Agora é só pegar a senha e aguardar”, diz.