ESP/CE realiza seminário para discutir nuances da pesquisa e da inovação no contexto do SUS

27 de maio de 2024 - 15:10 # # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Foto: Elon Nepomuceno
Vídeo: Raiane Ferreira

Evento será conduzido por personalidades com importantes contribuições para a Saúde do Ceará

Discutir as experiências e o aprimoramento das Residência em Saúde (Médica e Multiprofissional) no Ceará, com ênfase na formação científica. É com esse objetivo que o Seminário de Pesquisa e Inovação no/para o SUS reunirá, no próximo dia 7 de junho, a partir das 8h30, profissionais de saúde e comunidade acadêmica.

O evento é uma realização da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), por meio do Projeto Vivências em Liderança e Aprendizagem para Supervisores de Residências em Saúde (Velas), sendo destinado principalmente a gestores pedagógicos e discentes dos programas.

As pessoas interessadas em participar das atividades, que ocorrerão presencialmente na sede da autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), em Fortaleza, devem se inscrever, de forma gratuita, via plataforma on-line.

Programação

Os momentos de explanação serão conduzidos por personalidades com importantes contribuições para a saúde pública no Ceará: Armênio Aguiar dos Santos, secretário regional adjunto da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no Ceará; Luiz Odorico Monteiro de Andrade, pesquisador e professor (Fundação Oswaldo Cruz e Universidade Federal do Ceará); e Vera Lúcia Garcia, facilitadora e gestora de Aprendizagem do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês e professora do Centro Universitário Max Planck.

Eles abordarão eixos temáticos relacionados à pesquisa e à inovação em saúde, associando o impacto das práticas para a efetividade e a sustentabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e para a formação dos profissionais de saúde neste século 21.

O infectologista, consultor da ESP/CE e um dos organizadores da iniciativa, Keny Colares, destaca os objetivos do congresso. Confira no vídeo abaixo:

Curso “Formando Pesquisadores no/para o SUS”

Concluído o cronograma de discussões, haverá, ainda, a apresentação do curso “Formando Pesquisadores no/para o SUS”, que será disponibilizado pela ESP/CE no segundo semestre deste ano, para preceptores, supervisores e coordenadores dos programas das Residências Médica e Multiprofissional.

“A nossa intenção é fortalecer e desenvolver a capacidade dos preceptores, que são os orientadores dos residentes, além de guiá-los no percurso relacionado à experiência de pesquisa e cuja natureza está cada vez mais valorizada na formação profissional”, complementa Colares.

Com formato híbrido, o novo projeto educacional será composto por três módulos e terá duração de dois meses. Ao todo, duas turmas devem ser abertas até o fim do ano, com inscrições abertas oficialmente durante o seminário.

Seminário de Pesquisa e Inovação no/para o SUS
Quando: 7 de junho de 2024
Onde: Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE)
Público: preceptores, supervisores e coordenadores dos programas de Residência em Saúde da rede estadual; residentes; gestores, profissionais e pesquisadores da área da saúde