HGF 55 anos: segundo dia de comemoração tem palestras sobre avanços dos serviços e apresentações artísticas

23 de maio de 2024 - 09:34 # # #

Assessoria de Comunicação do HGF
Texto e fotos: Suzana Mont’Alverne

Segundo dia de evento contou com mesas redondas para discussões sobre serviços diversos do hospital

Em celebração aos 55 anos do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), o equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) organizou uma programação diversificada. Nesta quarta-feira (22), as comemorações incluíram homenagens, palestras sobre os avanços dos serviços, importância da multidisciplinaridade profissional e apresentações artísticas.

A abertura do evento foi feita pelo Grupo Vozes da Esperança, composto por profissionais do hospital. Após a apresentação musical, foi formada uma mesa redonda para discutir fluxos e protocolos assistenciais do HGF, abordando os desafios e as expectativas para agilizar o acesso aos tratamentos. O momento foi moderado pela diretora médica, Mariana Ribeiro, que destacou a competência da gestão e dos profissionais do hospital.

“Nossa direção é grandiosa, sempre focada em melhorar a vida dos pacientes, que não são poucos. O HGF recebe quarenta novas internações diárias. Temos ambulatórios extremamente grandes, atendendo 20 mil pacientes por mês. Conseguimos dar conta de tudo porque somos altamente especializados e eficientes”, pontuou Ribeiro.

Grupo Vozes da Esperança é formado por profissionais do HGF

A diretora médica destacou, também, o papel da Rede Sesa na condução dos processos de melhorias, incluindo a regionalização. “A secretaria está promovendo com mais afinco o processo de regionalização e a ideia é possibilitar que cada vez mais os pacientes possam ser atendidos mais perto de suas localidades. Estão sendo abertos centros oncológicos, emergências traumatológicas, cirurgias gerais e vasculares, entre outros, e isso vai nos ajudar muito”, enfatizou.

Estiveram presentes na mesa gestores dos serviços de Emergência, Ambulatório e do Núcleo Interno de Regulação (NIR).

Multidisciplinaridade

Dando continuidade à programação, foi formada uma mesa moderada pelo diretor técnico Sérgio Tadeu Almeida para discutir os serviços das equipes multiprofissionais. “Divulgar nossos serviços e seu alcance é crucial. A união dos saberes e o atendimento integrado tornam o HGF tão significativo”, afirmou o diretor. Representantes de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional se apresentaram.

Durante painel sobre UTI, profissionais apresentaram encenação teatral rememorando situações vividas durante a pandemia de covid-19

Houve também painel sobre a promoção do cuidado nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), destacando a importância da multidisciplinaridade. Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social participaram da atividade, moderada pelo chefe do serviço da UTI, Marcos Antônio Gadelha Maia. O evento contou ainda com apresentações teatrais em homenagem aos profissionais da pandemia e uma apresentação de balé.

Encontro e homenagens

Evento também celebrou o primeiro encontro de ex-residentes de Clínica Médica do HGF

O encerramento do evento foi marcado por um colóquio sobre a Clínica Médica, com lembranças do passado e aspirações futuras. A atividade marcou também o primeiro encontro de ex-residentes da especialidade, além de homenagens às médicas Maíza Colares e Níobe Furtado.