Oficina monitora resultados de planejamento estratégico na Saúde do Ceará
16 de maio de 2024 - 14:30 #Agenda Estratégica #Oficina de Monitoramento e Avaliação #Planejamento e Gestão
Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto e fotos: Levi Aguiar
Oficina de Monitoramento e Avaliação traz planejamento estratégico como base para o fortalecimento das Políticas do Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realizou, na última quarta-feira (15), a Oficina de Monitoramento e Avaliação da Agenda Estratégica. A ação ocorre de maneira quadrimestral com a finalidade de acompanhar os resultados em relação aos compromissos e estratégias de gestão para melhoria dos serviços de Saúde.
A Agenda Estratégica tem como diretrizes o aprimoramento da assistência e das redes de atenção à saúde de forma regionalizada, integrada e humanizada, além de ter como foco a promoção do fortalecimento de áreas como a vigilância em saúde, governança, controle social, gestão do trabalho, educação em saúde, pesquisa e soluções tecnológicas.
Gestores e lideranças de Planejamento da Sesa apresentam resultados de gestão em Saúde
Na ocasião, lideranças e articuladores de planejamento das áreas da Saúde dialogaram sobre as metas e as ações realizadas para atingir os resultados. “Estamos trabalhando para que todos os cearenses possam ter uma assistência em saúde de qualidade”, relata a secretária da Sesa, Tânia Mara Coelho.
Secretária da Saúde do Ceará (Sesa), Tânia Mara Coelho
Para exemplificar sobre a importância do planejamento estratégico e ações sistêmicas na Saúde, a secretária cita os índices de redução da mortalidade materna no Ceará. “Caímos cerca de dez pontos percentuais em relação ao ano passado. Isso é fruto do planejamento e da execução do trabalho das nossas equipes”, conclui.
Para promover avanços no cenário de cuidado materno-infantil, por exemplo, as equipes avaliaram a necessidade de fortalecer o apoio às Regiões de Saúde, investir em práticas humanizadas e seguras durante o trabalho de parto e pós–parto, intensificar a participação dos profissionais em cursos de educação permanente visando a qualificação para o atendimento na Rede.
“Nossas equipes construíram e entregaram, de forma coletiva, os Planos de Saúde com objetivo de mapear as demandas específicas de cada área e Regional de Saúde. Isso tem nos permitido monitorar e melhorar nossos processos de atuação”, conta a coordenadora de Desenvolvimento Institucional e Planejamento (Codip) da Sesa, Joélia Rodrigues.
Coordenadora de Desenvolvimento Institucional e Planejamento (Codip) da Sesa, Joélia Rodrigues
A Agenda Estratégica da Saúde do Ceará tem como base os seguintes planos: Plano Estadual de Saúde (PES), Plano Plurianual (PPA) e Plano Estratégico (PE). “O planejamento precisa ser o norteador das ações em saúde. As oficinas são oportunidades de olharmos para os Planos e articularmos formas de apoio entre as áreas com o intuito de trabalhar a visão sistêmica na Secretaria. Afinal, temos um propósito único, o fortalecimento do Sistema de Saúde Único (SUS) de Ceará”, conclui.