Maio do Trabalhador: Saúde do Ceará disponibiliza serviços em evento na Praça José de Alencar, em Fortaleza

2 de maio de 2024 - 17:22 # # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Kelly Garcia
Fotos: Kelly Garcia e Fátima Holanda

Serviços foram ofertados no evento Maio do Trabalhador

Aferição de pressão arterial e glicemia, testagem para covid-19 e influenza, aplicação de vacinas, distribuição de preservativos e de autotestes de HIV e cadastro de medula óssea. Esses foram alguns dos serviços disponibilizados pela Saúde do Ceará durante a programação do evento Maio do Trabalhador, aberta pelo governador Elmano de Freitas nesta quinta-feira (2) e que segue até esta sexta-feira (3), na Praça José de Alencar, no Centro de Fortaleza.

O evento é coordenado pela Secretaria do Trabalho (SET), com a participação da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e de outros órgãos, como o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Detran, Cagece, e secretarias da Cultura, Proteção Social e Segurança Pública e Defesa Social.

População pode ver de perto o ciclo de vida do mosquito transmissor das arboviroses

A programação também inclui atividades culturais e sociais, emissão de documentos, cadastro e encaminhamento para o mercado de trabalho, orientação ao cidadão, entre outras ações.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesa, Ana Cabral, destaca a intenção da pasta no evento: “queremos informar a população, especialmente para prevenir as arboviroses, mostrando o ciclo de vida do mosquito e também no combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis. Por isso, estamos disponibilizando preservativos nos dois dias de programação e distribuindo autotestes de HIV, que a população pode fazer uso individualmente, no conforto da sua casa”. Ao todo, foram distribuídos 1.500 preservativos masculinos, 80 femininos e 100 autotestes, nesta quinta-feira.

Na programação, também foram aplicadas 353 doses de vacinas. Destas, 305 foram do imunizante contra a influenza, que está disponível para todos os públicos no Ceará desde o começo da semana. A titular da Coordenadoria de Imunização (Coimu) da Sesa, Ana Karine Borges, informa que as pessoas ainda poderão se imunizar contra outras doenças durante a ação Maio do Trabalhador. “Nós estamos disponibilizando vacinas contra a influenza, hepatite B e antitetânica, das 8h às 17h, nos dois dias. Para se vacinar, basta trazer seu documento com foto”.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) do Ceará também fez simulações sobre como agir em caso de engasgo e de parada cardíaca e conscientizou sobre a importância de entrar em contato com o serviço. “A população deve entrar em contato com o Samu. Essa orientação pelo telefone com o profissional de saúde é o início do atendimento. Ligue, que você será orientado da melhor maneira possível”, destaca o superintendente do Samu 192 Ceará, Nilson Mendonça Filho.

O mascote Zé Gotinha esteve presente na programação

Vacinação e informação contra as arboviroses

A diarista Regiane dos Santos, 41, moradora do bairro Carlito Pamplona, foi ao Centro para tentar tirar a segunda via da sua identidade no Vapt Vupt. Como as senhas haviam se encerrado, ela conseguiu uma vaga no Caminhão do Cidadão, que integra a ação Maio do Trabalhador. Também aproveitou a oportunidade para receber a vacina contra a influenza. “Todos os anos, eu tomo a vacina contra a gripe. Os meus filhos também já estão imunizados. Agora, só falta eu convencer o meu marido a tomar a vacina também”, diz.

Flávio Pinto atualizou o cartão de vacinação

Como o posto de saúde mais próximo da casa de Flávio Pinto, 66, na Maraponga, está em reforma, o pintor aproveitou a ida ao dentista, no Centro, para atualizar o cartão de vacinas na programação. “Acho importante estar com as vacinas em dia”.

Prestando serviço no evento, o funileiro Iranildo Cordeiro, 49, viu de perto o ciclo de vida do mosquito transmissor das arboviroses. “Como estou fazendo o EJA [Educação para Jovens e Adultos], gosto muito de aprender coisas novas. E quando estou no meu outro trabalho, sempre vejo essas larvas nos depósitos de água e trato de limpar tudo com água sanitária. É importante cada um fazer sua parte no combate ao mosquito”, opina.