Hospital Regional Vale do Jaguaribe realiza segunda captação múltipla de órgãos de 2024

17 de abril de 2024 - 16:54 # # #

Assessoria de Comunicação do HRVJ
Texto e fotos: Joelton Barboza

Procedimento contou com nove profissionais envolvidos

Ocorreu na tarde desta terça-feira (16) a segunda captação múltipla de órgãos do ano no Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) em Limoeiro do Norte. Foram captados dois rins e um fígado, que foram levados para serem implantados em um receptor na capital cearense. A equipe contou com nove profissionais envolvidos no procedimento.

O helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), fez o transporte dos órgãos até Fortaleza. A captação foi articulada pela Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT).

Os órgãos foram transportados pelo helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer)

Participaram os cirurgiões Airton Lopes e Bráulio Filgueira, alem do enfermeiro Deivis Rogério Mirkai, que fazem parte do Central Estadual de Transplantes. A equipe do HRVJ foi composta pelo médico anestesista Airton Lavor; enfermeiras Lizandra Torres e Suyanne Larisse Vieira; pela instrumentadora Micislene Claudia e pela circulante Daiane Barbosa. A enfermeira intensivista Andresa Rodrigues, representou a CIHDOTT. Também esteve presente a enfermeira residente multiprofissional em terapia intensiva, Nagila Ingá.

Andressa Rodrigues enfatiza que o Brasil tem o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo, e que na maioria das vezes, o transplante de órgãos pode ser a única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço para as pessoas que precisam da doação. “O processo de morte é doloroso, principalmente para familiares de pacientes com morte cerebral. É importante ser realizado um acolhimento, orientação e apoio a esses familiares nesse momento tão difícil”, explica.

Como se tornar um doador de órgãos

Para doar órgãos, basta que a pessoa deixe a família ciente do seu desejo. Caso algo aconteça e essa pessoa chegue a sofrer uma morte encefálica, a família é quem vai autorizar a doação. Os órgãos que podem ser transplantados no Ceará são: rim, fígado, córneas, pâncreas, coração e pulmão. Um único doador pode salvar até seis vidas.

Em 2024, o Ceará já realizou 545 transplantes de órgãos e tecidos. Já em 2023, foram ao todo 1.712 procedimentos.