Projeto Político Pedagógico da ESP/CE ganha nova versão

10 de abril de 2024 - 11:47 # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Fotos: Daniel Araújo / Elon Nepomuceno

Para elaborar nova versão do PPP, uma série de oficinas foi realizada com trabalhadores das mais diversas áreas da autarquia

A celebração de um trabalho coletivo. Assim foi o lançamento da nova versão do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), que aconteceu nessa terça-feira (9), na sede da instituição, em Fortaleza.

Balizador dos processos de ensino-aprendizagem da autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), o documento passou, nos últimos meses, por uma reformulação. Todo o trabalho foi conduzido pela Assessoria de Desenvolvimento Educacional (Adese) do órgão, com a colaboração de profissionais de diversos outros setores.

Por meio do PPP, é possível ter acesso a pressupostos filosóficos, políticos-educacionais e teóricos-metodológicos, assim como às concepções sobre a avaliação na educação. Parte deles foi exposta durante o evento.

Além das equipes da ESP/CE, a presidente do Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE), Ada Pimentel, e a secretária-geral do mesmo equipamento, Aurila Freire, participaram do momento.

Solenidade ocorreu na última terça-feira (9) com a presença da equipe da ESP/CE e representantes do CEE

Na abertura da solenidade, o superintendente da ESP/CE, Luciano Pamplona, relembrou a relevância do instrumento para a unidade de ensino. “Mais importante do que o lançamento do produto em si, é necessário entendermos que ele (PPP) faz parte da nossa rotina. É uma demonstração do quanto consideramos valioso o entendimento que temos dos nossos processos e cursos”, disse.

A presidente do CEE também discursou e fez um paralelo do projeto com o protagonismo que a ESP/CE assume no contexto educacional do estado. “Esta é uma casa que entende o perfil de profissionais por ela formados. Ela tem planejamento, executa, avalia e é muito reconhecida por isso”, pontuou Pimentel.

Para o assessor de Desenvolvimento Educacional da ESP/CE, José Batista Tomaz, a versão atualizada do documento possui, ainda, a finalidade de apresentar os resultados da reflexão coletiva e, simultaneamente, servir como orientadora das ações do presente e do futuro do equipamento. “O PPP não é um documento que deve ser feito e engavetado, porque senão ele cumpre a lei, mas não o seu papel, que é ser aplicado na prática de todos os trabalhadores do órgão”.

OUÇA

O assessor de Desenvolvimento Educacional, José Batista Tomaz, fala sobre os pressupostos que norteiam essa nova edição do PPP

 

Assista à transmissão do evento: