ESP/CE abre processo seletivo para alunos de nova Especialização em Epidemiologia de Campo; iniciativa é pioneira no NE

27 de março de 2024 - 12:15 # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Foto: Luis Antonio A. Cabrera (EpiSUS)

Nesta primeira fase, profissionais do Ceará, do Piauí, da Paraíba e de Pernambuco podem se candidatar ao EpiSUS Intermediário

Estão abertas, a partir desta quarta-feira (27), as inscrições do processo seletivo para alunos da nova turma do curso de Especialização em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS Intermediário).

Ao todo, 35 vagas são disponibilizadas pela iniciativa lançada em caráter pioneiro no Nordeste, fruto de parceria da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) com o Departamento de Emergência em Saúde Pública (DEMSP) da Secretaria de Vigilância, Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde (MS).

Podem se candidatar profissionais de nível superior da área da saúde atuantes no SUS, preferencialmente nos campos da Vigilância em Saúde, Vigilância Epidemiológica, Vigilância em Saúde Ambiental, Vigilância em Saúde do Trabalhador, Vigilância Sanitária, Análise de Situação de Saúde e Ações Laboratoriais e/ou nas áreas de Preparação e Resposta para Emergências ou outros eventos de saúde pública.

Os interessados em participar da seleção devem se inscrever gratuitamente até o meio-dia de 5 de abril de 2024, via plataforma on-line.

Ficha técnica

A Gerência de Pós-graduação em Saúde (Gepos) da autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) ficará à frente da coordenação do curso. O objetivo do programa é alcançar, de 2024 a 2026, cerca de 90 profissionais dos nove estados nordestinos, sendo contemplados neste primeiro ano alunos do Ceará, do Piauí, da Paraíba e de Pernambuco.

Composto por 564 horas, o EpiSUS Intermediário será dividido entre atividades didáticas presenciais, a serem realizadas na sede da ESP/CE, em Fortaleza, ou a distância, em ambiente virtual de aprendizagem. Os pós-graduandos também deverão, ao fim da formação, desenvolver um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Histórico

Desenvolvido no território brasilerio a partir dos anos 2000, o EpiSUS visa implantar um modelo piramidal de treinamentos epidemiológicos de campo no Brasil, a partir de três níveis: fundamental, intermediário e avançado. Por tratar-se de uma capacitação em serviço, cada um desses formatos preserva a valorização do conteúdo teórico nas práticas dos serviços do sistema público de saúde.

LEIA TAMBÉM: Ceará será polo de formação para epidemiologistas de campo no triênio 2024-2026

As primeiras turmas do programa disponibilizadas pela ESP/CE começaram a ser executadas em 2017, no formato fundamental. Desse período até 2022, o órgão formou mais de 262 discentes.

Processo Seletivo
Curso de Especialização em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS Intermediário)
Inscrições: de 27 de março até o meio-dia de 5 de abril de 2024