Saúde do Ceará leva atividades de prevenção às arboviroses aos sistemas prisional e socioeducativo

18 de março de 2024 - 14:54 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto e fotos:Kelly Garcia

Os adolescentes internos e trabalhadores do Centro Educacional Cardeal Aloísio Lorscheider (Cecal) receberam informações sobre como prevenir as arboviroses

Adolescentes e trabalhadores do Centro Educacional Cardeal Aloísio Lorscheider (Cecal), no Planalto Ayrton Senna, devem atuar como multiplicadores, após capacitação sobre prevenção às arboviroses. As atividades educativas, conduzidas pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por meio da Superintendência da Região de Fortaleza (SRFOR), foram realizadas na última sexta-feira (15), em parceria com a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas).

Uma equipe da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde (Covep) da Sesa esteve na unidade socioeducativa mostrando o ciclo de vida do mosquito Aedes aegypty, transmissor da dengue, da zika e da chikungunya, e as principais formas de prevenção a essas doenças.

A responsável técnica pela Saúde Prisional e Socioeducativa da SRFOR da Sesa, Eliana Freitas, diz que a iniciativa é essencial para prevenir e controlar as arboviroses. “Além de incentivarem práticas de higiene, também contribuem para eliminar criadouros do mosquito e promover a saúde de todos”, explica.

A coordenadora do eixo de Saúde da Seas, Mayara Frota, ressalta o viés educativo da atividade. “Participando de ações como essas, os adolescentes podem ter uma noção do que a doença pode causar, assim como conhecer de perto o mosquito e atuar na prevenção às arboviroses, passando o conhecimento aos familiares”, complementa.

Segundo a diretora do Centro Educacional, Noélia Loureiro, a oportunidade foi de multiplicar o conhecimento sobre o mosquito. “Nunca esqueci o mal-estar da dengue. Era difícil até se manter de pé e já faz mais de dez anos que tive a doença. Por isso, sei da importância de conscientizar os adolescentes e também os profissionais que trabalham aqui sobre prevenção. Não tivemos nenhum caso de arbovirose registrado, mas é sempre bom ter cuidado”, diz.

Uma equipe da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde (Covep) da Sesa esteve no Centro Educacional Cardeal Aloísio Lorscheider mostrando o ciclo de vida do mosquito Aedes aegypty

A secretária técnica do Cecal, Jessilene Pacheco, diz que nunca contraiu as doenças causadas pelo mosquito, mas acompanhou a mãe, que teve chikungunya. Por isso, fez questão de participar da palestra. “Estou sempre atenta aos focos, porque sei do sofrimento que minha mãe passou com essa doença, com muitas dores e problemas para se locomover. Temos que estar vigilantes, não deixar água parada”, finaliza.

No próximo dia 22, a Sesa irá promover mais uma ação educativa sobre as arboviroses, desta vez no complexo penitenciário, em Aquiraz, em parceria com a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP).