Humanização: adolescente internada na UTI do HRVJ ganha sessão de cinema

15 de março de 2024 - 15:49 # # #

Assessoria de Comunicação do HRVJ
Texto: Joelton Barboza
Fotos: Equipe de enfermagem

Paciente assiste episódio de desenho animado

Os profissionais da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ) organizaram uma sessão de cinema para a paciente Maria Nitieska, 13, que sofreu um trauma em decorrência de um acidente e está internada há um mês na unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) em Limoeiro do Norte. “Foi muito bom o momento. Eu gostei bastante e fiquei até mais feliz após a exibição”, afirma a jovem.

A tia da menina, Carina da Silva, que também a acompanha, confirma a mudança de humor da sobrinha, que antes estava ansiosa e agitada. “Eu vi a melhora dela, pois a minha filha a visitou [na UTI] e disse que ela se encontrava com ansiedade, triste e chorosa. Após isso, quando eu cheguei, ela já estava alegre pois haviam colocado o filme. Ela está muito feliz e eu acho que o psicológico dela melhorou, devido estar muito dias no hospital”, diz.

A iniciativa faz parte das ações práticas vistas como importantes para a melhoria e evolução dos pacientes, que acontecem frequentemente por meio da escuta atenta e o cuidado humanizado da equipe multidisciplinar. O momento foi realizado no último dia nove e esta semana Nitieska foi transferida para a clínica cirúrgica.

O filme foi projetado na UTI da unidade

“A proposta foi idealizada em conjunto pela equipe multiprofissional, centralizada na assistência humanizada que se preocupa, antes de tudo, com o bem-estar emocional dos pacientes, trazendo uma noite de cinema para a jovem”, explica a coordenadora de enfermagem interina do setor, Andresa Rodrigues.

A equipe de plantão, que deu todo o suporte, foi composta pelo médico coordenador do setor e idealizador da ação, Ivan Benício, além da enfermeira Érica Gondim, da fisioterapeuta Sintya Maria Maia, e dos técnicos de enfermagem Maria Erinalva Malveira, Francisca Aurilene Brito, Ana Lícya da Silva, Rafael Lira e Mikelry Haisha Nogueira.