Odontopediatria do HGF acompanha bebês prematuros nascidos na unidade

14 de março de 2024 - 15:05 # # # # #

Assessoria de Comunicação do HGF
Texto e fotos: Suzana Mont’Alverne

O ambulatório de Odontopediatria funciona às quartas-feiras no turno da manhã

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF) oferece assistência completa aos recém-nascidos prematuros por meio de uma variedade de serviços e especialidades que vão desde o atendimento inicial à beira leito até consultas programadas de acompanhamento ambulatorial. Para além dos protocolos médicos, no equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), os bebês recebem cuidados especiais de equipes multiprofissionais, como a de Odontologia, por meio da equipe de Odontopediatria.

“Bebês prematuros podem apresentar problemas significativos no desenvolvimento, por isso é fundamental e importante a assistência multidisciplinar logo nos primeiros dias de vida”, explica a odontopediatra do HGF, Grace Teles. No hospital, todos já saem da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTINeo) com atendimento agendado para ambulatórios diversos da unidade, incluindo o odontológico.

A saúde bucal das crianças nascidas prematuramente deve ser acompanhada de perto, reforça Teles. Para a odontopediatra, os processos de hospitalização, principalmente os com grandes intercorrências (complicações ou eventos adversos que ocorrem durante a internação), podem ocasionar impactos negativos significativos. “Dificuldades para mamar, na formação dos dentes, deformações na mordida e até a vulnerabilidade a cáries são algumas características que podem ser percebidas durante a avaliação clínica dessas crianças”, destaca Grace.

Desde os seis meses de vida, Miguel Luca, filho de Fabiana Lima, de 40 anos, é acompanhado por diversas especialidades no HGF. Hoje com nove meses, Miguel faz parte do protocolo de cuidados aos recém-nascidos prematuros e passa por investigação por suspeita de síndrome rara.

“Ter acesso às avaliações nos acalma, é uma segurança adicional, principalmente por já termos passado por tantas inseguranças”, compartilha a dona de casa. “Saio da consulta com a dentista com mais uma avaliação positiva, sabendo que está bem”, comemora.

Higiene bucal do bebê e da criança

Os cuidados com a higiene bucal devem iniciar desde o nascimento do bebê. Nos recém-nascidos, é recomendado limpar delicadamente a boca com uma gaze ou fralda úmida em água limpa para remover os resíduos de leite. Quando os primeiros dentes começam a aparecer, por volta dos seis meses, a limpeza pode ser feita com uma dedeira.

Aos 14 meses, com o surgimento dos primeiros molares, é aconselhável utilizar uma escova dental infantil com creme dental contendo flúor, sendo a quantidade de creme dental equivalente ao tamanho de um grão de arroz cru. Após a escovação, é importante limpar a boca do bebê com uma gaze para remover qualquer excesso. A partir dos três anos de idade, a criança geralmente já consegue cuspir e, nesse momento, pode-se usar a quantidade normal de creme dental com flúor, sempre sob supervisão, para evitar a ingestão acidental.

Ambulatório de Odontopediatria

A assistência odontológica a bebês prematuros nascidos no HGF acontece desde 2016 e oferece suporte a problemas diversos. Entre os mais comuns, dificuldades na amamentação e possíveis deformações na arcada devido ao uso de sondas nasogástricas (tubo fino e flexível colocado desde o nariz até ao estômago para administração de alimentos e medicações).

“Há uma abordagem sobre o impacto psicológico da hospitalização precoce na saúde bucal e no comportamento da criança, e por isso ressalto a importância de uma atuação multidisciplinar com profissionais como fonoaudiólogospediatrasneurologistas e gastroenterologistas”, afirma Grace.

O Ambulatório de Odontopediatria do HGF funciona às quartas-feiras, no turno da manhã, e atende uma média de 80 crianças por mês.