Passeios Terapêuticos: projeto do HSM promove socialização de pacientes por meio de visitas externas

14 de março de 2024 - 11:17 # # # #

Assessoria de Comunicação da HSM
Texto: Milena Fernandes
Fotos: Brauliana Barbosa

Um dos locais escolhidos pela equipe foi a Cavalaria da Polícia Militar do Ceará 

Um projeto implantado no Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), busca proporcionar momentos de interação com os pacientes internados que apresentam situação estável. Intitulado de “Passeios Terapêuticos”, ele é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e técnicos de enfermagem, com o intuito de promover o bem-estar e a socialização aos pacientes por meio de visitas a ambientes externos previamente escolhidos.

Um dos locais foi a Cavalaria da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Um grupo de pacientes teve a oportunidade de conhecer o quartel e caminhar pela unidade, conhecer os animais, tocar neles, e, ao final, experimentar uma breve montaria. Esse foi o segundo momento de interação entre grupos de pacientes do hospital e a Cavalaria.

A psicóloga do HSM, Ingrid Fontenele, acompanhou os pacientes e explicou que esse projeto vem colaborando com a saúde mental deles em diversos aspectos, ampliando vivências, experiências, aumentando conexões cerebrais e melhorando as áreas cognitivas, como afeto e socialização.

Visita à cavalaria é fruto de parceria com a Polícia Militar do Ceará 

De acordo com a especialista esse tipo de atividade traz muitos benefícios para os pacientes que estão em tratamento psiquiátrico. “Estamos programando outros passeios como este em outros lugares, pois é importante essa integração. Após cada passeio, é realizada uma roda de conversa com os pacientes para que eles possam falar sobre suas experiências e expectativas. Dessa forma, podemos explorar a autonomia e desejo de cada um, reforçando também as habilidades sociais”, explica a psicóloga.

Um dos pacientes, A.S.M, de 42 anos, internado há dois meses, declara que nunca tinha andado a cavalo e que gostou muito da experiência. “Esse tipo de atividade traz contentamento, distração e alegria. Para nós, que estamos internados, em tratamento mental, esses passeios ajudam muito. Já estamos aguardando o próximo”, frisa.

Grupo de pacientes teve a oportunidade de conhecer o quartel e caminhar pela unidade

Segundo a equipe responsável, deve ser realizada uma visita por mês, contemplando homens e mulheres internados na unidade.