Sesa passa a compor grupo técnico de práticas de ensino no Conselho Nacional de Saúde

12 de março de 2024 - 11:52 # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Levi Aguiar
Fotos: Levi Aguiar e arquivo pessoal

Equipe técnica de Gestão das Práticas de Ensino na Saúde (GPES) da Saúde do Ceará

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por meio da Câmara Técnica de Gestão das Práticas de Ensino na Saúde (CT GPES), foi selecionada para compor a Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho do Conselho Nacional de Saúde (CNS), integrante da estrutura organizacional do Ministério da Saúde. O grupo tem como responsabilidade, por exemplo, avaliar a abertura de cursos de graduação em saúde, no sistema federal de ensino, em articulação com o Ministério da Educação (MEC).

A comissão é organizada em três eixos de atuação – formação técnica de nível médio, graduação e pós-graduação ou residência. Em fevereiro deste ano, o Conselho divulgou uma resolução oficializando a recomposição e o funcionamento do grupo.

Com aprovação, a Sesa participa do processo de organização de todos os programas de formação, educação permanente e integração do ensino e a prestação de serviços para as comunidades

O assessor técnico da Coordenadoria de Políticas de Educação, Trabalho e Pesquisa em Saúde (Coeps) e coordenador da CT GPES da Sesa, José Luis Paiva, explica que o resultado da seleção traz um destaque para a secretaria. “Além de participar ativamente da avaliação da abertura de novos cursos em instituições de ensino, participaremos do processo de organização de todos os programas de formação, educação permanente e integração do ensino e a prestação de serviços para as comunidades”, explica.

“A aprovação vem como um reconhecimento. Temos respaldo no âmbito da formação, mas também queremos trocar experiências e trazer as vivências exitosas de outros estados para aplicarmos em nossas unidades. O espaço no Conselho é importante para que possamos fomentar novas ações, fortalecer o ensino e valorizar os profissionais enquanto docentes e preceptores”, complementa José Luís.

Gestão das Práticas de Ensino na Saúde

A Câmara Técnica da Saúde do Ceará é uma instância que reúne representantes dos centros de estudos e áreas de ensino das unidades de toda a Rede Sesa. A instância atua para promover uma articulação e um aprimoramento das práticas de ensino na saúde no território cearense, oferecendo qualificação, sensibilização e o condicionamento adequado para a formação dos estudantes e para a realização do trabalho dos preceptores e docentes. Atualmente a instância é coordenada pela Coordenadoria de Políticas de Educação, Trabalho e Pesquisa em Saúde (Coeps), vinculada da Secretaria Executiva de Atenção Primária e Políticas de Saúde (Seaps).

Câmara Técnica da Saúde do Ceará reúne representantes das unidades de toda a Rede Sesa