Saúde do Ceará celebra dez anos de implantação da Planificação da Atenção Primária em Tauá; projeto proporciona atendimento mais eficiente

12 de março de 2024 - 10:28 # #

Texto: Levi Aguiar
Fotos: Arquivo pessoal

Secretário de Saúde de Tauá, Glai Jones Feitosa, ao lado da prefeita do município Patrícia Aguiar e da chefe de gabinete da Saúde do Ceará, Raquel Carvalho

Representantes da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) participaram, nesta segunda-feira (11), do evento de celebração dos dez anos de implantação da Planificação da Atenção Primária à Saúde (APS) no município de Tauá. A Planificação é um conjunto de ações e estratégias usadas para proporcionar um atendimento mais humanizado e eficiente à população. Isso acontece por meio da capacitação das equipes de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e da organização e a integração da assistência aos usuários. A implantação da metodologia teve realização do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), da Prefeitura Municipal, da Sesa, da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A chefe de gabinete da Sesa, Raquel Carvalho, explica que o momento é histórico. “Sabemos que o sucesso de ações como a da Planificação, que tem como saldo a melhoria da assistência na atenção primária, porta de entrada para os serviços de saúde pública, depende da força de vontade de todos os profissionais da saúde e da gestão municipal, como é o caso de Tauá”, explicou Raquel Carvalho, representando a gestora da pasta no evento.

O evento aconteceu no auditório do Centro de Educação, Ciências e Tecnologia (Cecitec) da Região dos Inhamuns

“Com uma boa Planificação, nós conseguimos reduzir os dias de internação dos pacientes, aprimorar a qualidade dos serviços e garantir o acesso aos insumos e equipamentos para os pacientes e profissionais. A Saúde do Ceará reconhece a importância da APS, por isso a gestão estruturou a Secretaria Executiva da Atenção Primária e Políticas de Saúde”, conclui a chefe de gabinete.

De acordo com o coordenador da Área Descentralizada de Saúde (ADS) de Tauá, José da Mota Sobreira, a metodologia tornou a APS ordenadora da rede de saúde e melhorou os fluxos no sistema de saúde. “Hoje realizamos toda a orientação para garantir o encaminhamento do paciente à atenção especializada. Atuamos para não deixar os usuários desamparados”, conta José da Mota Sobreira.

Desde que foi implementado em Tauá, o projeto foi tratado com uma ação inovadora. “Diversos técnicos do Ministério da Saúde e Conass se deslocaram para Tauá com o intuito de iniciar a implementação das ações de planificação e de outros programas desenvolvidos nos anos seguintes. Ainda há muito a melhorar, mas já percebemos um salto qualitativo nas ações dos serviços”, detalha o superintendente da Regional de Saúde Sertão Central, Wellington Queiroz.

“Depois da Planificação e do Programa Saúde da Família, os postos de saúde passaram a ser considerados como mini-hospitais. Há muitas inovações no cuidado, por exemplo, em relação às gestantes e aos casos de agravos à saúde do usuário. Atuamos para garantir a continuidade do tratamento dos pacientes e para diminuir o índice de mortalidade infantil e fetal, garantindo ao usuário uma assistência em tempo real”, conclui.

Planificar é planejar

Na saúde, a Planificação é uma metodologia de planejamento que visa reorganizar e qualificar os processos de trabalho da Atenção Primária à Saúde. O trabalho é feito por meio de construção coletiva de planos de ação para a melhoria da assistência, garantindo integração com os demais níveis de atenção. “A APS é a principal porta de entrada do sistema de saúde. Por meio da metodologia, fortalecemos aquela que é ordenadora do cuidado e coordenadora da rede de atenção à saúde”, diz a coordenadora de Atenção Primária à Saúde da Sesa, Thaís Facó.

“O município que adota a metodologia em suas unidades básicas verifica uma melhora na organização dos processos de trabalho, qualificação da assistência aos usuários e uma maior resolutividade dos problemas de saúde, repercutindo diretamente no desempenho dos principais indicadores de saúde”, conclui.

Em Tauá, a planificação foi iniciada com a linha de cuidado materno infantil, projetando modelos que garantam ao grupo de gestantes e crianças uma assistência humanizada e de qualidade. “Observando as demandas locais, o próximo passo foi ordenar a atenção com relação às pessoas com condições crônicas”, explica a assessora técnica do Conass, Maria José Evangelista.

“As equipes da APS devem monitorar e avaliar os indicadores e assim planejar as ações que de fato agreguem valor para as pessoas. Se um território registra baixos índices de vacinação, as equipes atuam elaborando planos de ações, traçando metas que permitam a planificação alavancar os índices realizar visitas domiciliares e mobilizar a população”, argumenta assessora técnica.