Tracoma é tema de webpalestra nesta terça (12); doença ocular é causada por bactéria

11 de março de 2024 - 08:53 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Kelly Garcia
Foto: Vivian Gomes
Arte gráfica: Juliel Veras

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) realizará, na próxima terça-feira (12), webpalestra sobre vigilância do tracoma no Ceará. Profissionais da vigilância em saúde e atenção básica dos 184 municípios poderão participar on-line do evento, que tem início às 9h.

A assessora técnica da Célula de Vigilância Entomológica e Controle de Vetores (Cevet), Vivian Gomes, e a articuladora dos Sistemas de Informação em Saúde, Jeane Dias, são as palestrantes convidadas.

“O objetivo é divulgar o cenário epidemiológico da doença no Estado para os profissionais de saúde, assim como alinhar as ações que serão desenvolvidas para o fortalecimento da vigilância do tracoma no ano de 2024”, esclarece Vivian. 

Segundo a assessora técnica da Cevet, a Saúde do Ceará tem focado em atuar no combate e controle da doença desde a gestão até os profissionais da vigilância em saúde e atenção primária.

“Nós temos realizado capacitações e treinamento em serviço para os profissionais, além de investir na distribuição de lupa pala binocular para subsidiar as ações de vigilância do tracoma. Também estamos elaborando um material educativo para auxiliar no processo de educação em saúde”, pontua.

Sobre o tracoma

O tracoma é uma doença inflamatória ocular crônica, causada pela bactéria Chlamydia trachomatis. A transmissão acontece por meio do contato direto de pessoa a pessoa ou indireto, por meio de objetos contaminados (toalhas, lenços, fronhas etc.). As moscas podem contribuir para a disseminação da doença e as crianças são mais suscetíveis.

No Ceará, no período de 2018 a 2022, o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) registrou 168.239 pessoas examinadas. Destas, detectaram-se 2.527 casos de tracoma. Novos números devem ser levantados após o evento.

O tracoma é diagnosticado através de exame ocular

Apesar de terem sido confirmados casos em todas as Superintendências Regionais de Saúde, a continuidade das ações de vigilância nos municípios proporcionou a redução da positividade, atingindo assim, os parâmetros propostos pela OMS, com um percentual menor do que 5% de positividade, contribuindo assim para eliminação da infecção como problema de saúde pública.

 

Serviço

Webpalestra Vigilância do Tracoma no Ceará
Data: 12/03/2024 (terça-feira)
Horário: 9h
Público-alvo: profissionais da vigilância em saúde e atenção básica do Ceará
Link:https://meet.google.com/ybx-rvgi-kbe