Saúde do Ceará alerta para uso indiscriminado de antibióticos com posse de grupo técnico

8 de março de 2024 - 16:45 # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto:Fernanda Teles
Fotos:Fernanda Teles e Ascom Sesa

O GT do PGA envolve profissionais da Coordenadoria de Políticas de Assistência Farmacêutica e Tecnologias em Saúde (Copaf), da Coordenadoria de Vigilância Sanitária (Covis) e de outras unidades

A estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que, a partir de 2050, as bactérias resistentes a antibióticos deverão matar em torno de dez milhões de pessoas por ano, um número maior que o atual de mortes causadas por câncer. No Ceará, o Programa de Gerenciamento de Antimicrobianos (PGA), implantado em 2019 pela Secretaria da Saúde (Sesa), tem atuado na prevenção do problema e ajudado a reduzir o uso indiscriminado de antimicrobianos em unidades hospitalares da Sesa.

Para fortalecer as ações do PGA, tomaram posse, na manhã desta quinta-feira (7), em solenidade no auditório Waldir Arcoverde, os 23 membros do Grupo Técnico criado pela Portaria nº 1876/2023. O grupo envolve profissionais da Coordenadoria de Políticas de Assistência Farmacêutica e Tecnologias em Saúde (Copaf), da Coordenadoria de Vigilância Sanitária (Covis) e de outras unidades.

“A disseminação da multirresistência é uma preocupação mundial. Nesse sentido, o desenvolvimento desse programa requer um processo de planejamento compartilhado com todas as unidades da Sesa, sendo esse grupo técnico fundamental para a execução das diversas ações do PGA”, ressalta a coordenadora de Vigilância Sanitária da Sesa, Dolores Fernandes.

A manipulação de antimicrobianos, além de reduzir custos, aumenta a eficiência dos serviços

Entre as atribuições do Grupo Técnico do PGA, estão a promoção de ações que estimulem o uso racional de medicamentos antimicrobianos e atividades de farmacovigilância; o estabelecimento de critérios de inclusão e exclusão para padronização destes medicamentos, além da atuação com os serviços de saúde do Estado na vigilância, no acompanhamento e na divulgação de indicadores.

“No momento em que os profissionais das nossas unidades otimizam o manejo dos antimicrobianos, estamos indiretamente combatendo as infecções hospitalares, reduzindo custos e aumentando a eficiência dos nossos serviços”, explica a coordenadora de Políticas de Assistência Farmacêutica e Tecnologias em Saúde da Sesa, Fernanda França.

Durante a posse dos membros do GT, foram apresentados os resultados e indicadores da evolução do PGA no Ceará de 2020 a 2023, com o número de pacientes acompanhados passando de 2.066 em 2020 para 6.403 em 2023.