Hospital Regional do Cariri realiza mutirão de colonoscopia em ação de prevenção ao câncer colorretal

7 de março de 2024 - 17:31 # # # #

Assessoria de Comunicação do HRC
Texto: José Avelino Neto

HRC pretende oferecer 40 exames de colonoscopia durante o mês de março

O câncer colorretal, que atinge o intestino grosso e o reto, figura como um dos tipos mais comuns de câncer no Brasil, sendo a quinta neoplasia maligna mais diagnosticada e a quarta em causa de morte. Atentos aos riscos que essa neoplasia representa, o Hospital Regional do Cariri (HRC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realiza uma série de ações de prevenção e detecção precoce da doença durante o mês de março, entre elas um mutirão de colonoscopia.

A meta é realizar 40 exames durante o mês. Daniel Landim, médico endoscopista do HRC, que realiza o mutirão com o auxílio da equipe de anestesiologia, coordenada pelo médico Hermes Batista, explica que as ações têm o objetivo de dar visibilidade ao tema entre a população para combater este tipo de câncer.

“Estamos promovendo um mutirão de colonoscopia, ampliando a oferta deste serviço para a população do Cariri, como forma de promover o Março Azul, campanha que busca chamar atenção da população para os perigos deste tipo de câncer. É uma ação para esclarecer e passar para a população em geral uma mensagem a respeito desse mês, e a importância de trabalhar a prevenção e detecção precoce”, afirma o médico. O mutirão será realizado com os pacientes atendidos no ambulatório do HRC e encaminhados pela equipe da unidade.

Fachada do HRC foi iluminada de azul para dar relevância à prevenção

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), somente este ano a estimativa é que 40 mil pessoas recebam o diagnóstico de câncer colorretal. A colonoscopia é o procedimento de maior segurança para descobrir a tempo problemas na região do intestino. O indicado é que ela seja realizada entre os 45 e 50 anos. A literatura indica que o exame pode ser eficaz para descobrir pólipos, doenças inflamatórias e infecções, além do próprio câncer.

Para Marília Enézia, enfermeira e coordenadora do serviço de endoscopia do HRC, as ações atendem a uma demanda já existente na população. “Estamos fazendo um esforço intersetorial para viabilizar a ampliação da oferta das colonoscopias durante esse mês, pois já realizamos os exames periodicamente, mas agora estamos mais que duplicando nossa capacidade mensal. Nós já tínhamos várias solicitações médicas de pacientes para este exame e nos organizamos para oportunizar esse mutirão, que ocorre durante todo o mês. O nosso foco, como um serviço de alta complexidade, está nessa iniciativa”, esclarece.

Os serviços oferecidos no HRC se misturam a uma série de outras iniciativas, que ocorrem na região do Cariri durante o mês de março, para trabalhar o tema. O Horto do Padre Cícero será iluminado com a cor da campanha, ação que também acontece na fachada do hospital.