Recuperado de um AVC, Mestre da Cultura do Ceará canta e dança para equipe do HRSC

6 de março de 2024 - 16:24 # # # # #

Assessoria de Comunicação da HRSC
Texto José Avelino Neto
Fotos: José Avelino Neto e Jarbas Oliveira (Ascom Secult)

Vicente das Chagas, Mestre da Cultura do Maciço de Baturité: graças a Regionalização da saúde, ele se tratou do segundo AVC no HRSC

Uma cantoria de música regional rompeu por alguns minutos o silêncio comum aos leitos do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), graças a um paciente ilustre: Vicente das Chagas Gondim, que é Mestre da Cultura de Reisado de Caretas e Bumba-meu-boi do Ceará desde 2006. Ele precisou se internar na unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) em Quixeramobim, depois de sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Com a recuperação, o paciente fez demonstrações de suas danças para a equipe que cuidava dele.

Vicente das Chagas é procedente de Guaramiranga, no Maciço de Baturité. Ele havia sofrido um AVC e não percebeu. “Eu tava lá em casa ligando uma água, aí passou aquele negócio, assim, uma passagenzinha, sabe?”, conta. Uma pessoa que passava perto da casa onde ele mora notou que o Mestre estava passando mal e ofereceu ajuda. A família dele afirma que este foi seu segundo AVC.

Vicente é Mestre em Reisado de Caretas e Bumba-meu-boi (Foto: Jarbas Oliveira/ Ascom Secult)

Graças ao êxito da equipe de AVC do HRSC, reconhecida internacionalmente através de 17 certificações do Projeto Angels Awards, Vicente se recuperou e no início desta semana recebeu alta. Há 18 anos ele carrega o título de Mestre em Reisado e é um dos poucos que mantém a tradição viva em Guaramiranga e na região do Maciço.

“Eu me tornei mestre da cultura fazendo trabalho, né? O pessoal me chamava pra fazer apresentação em todo canto: Quixadá, Juazeiro do Norte, Crato, Sobral. O pessoal me perguntava: Seu Vicente, como o senhor aprendeu a dançar desse jeito? Eu disse, eu aprendi brincando!”, diz. A irreverência de Vicente contagiou a equipe do HRSC e os colegas de enfermaria.

Leonardo Miranda, diretor da gestão do cuidado do HRSC, comenta que a reação do Mestre é uma demonstração do cuidado que a unidade tem com os pacientes. O diretor completa que é como se, mesmo internados, eles se sentissem em casa. “A assistência prestada no hospital tem essa característica do cuidado centrado no paciente, baseado no respeito e bom acolhimento, tornando possível situações como a do Seu Vicente, que teve o processo de reabilitação fortalecido pela manifestação da sua cultura”, diz.

Tesouros Vivos da Cultura do Ceará

Mestre Vicente Chagas é Mestre do Reisado, Tesouro Vivo da Cultura do Ceará, reconhecido em conformidade com a Lei Estadual Nº 13.842, de 27 de novembro de 2006.

A política cultural dos Tesouros Vivos da Cultura do Ceará teve início no ano de 2002, por meio da Lei estadual nº 13.351 de 2003 que instituiu no âmbito da Administração Pública Estadual o Registro dos Mestres da Cultura Tradicional Popular do Estado do Ceará, contemplando, inicialmente, 12 mestres e mestras da Cultura Popular cearense.

No ano de 2006, esta política foi aperfeiçoada e criada a Lei estadual 13.842, que instituiu o Registro dos “Tesouros Vivos da Cultura” no Estado do Ceará. Nessa alteração, a política dos Tesouros Vivos passou a incluir além das pessoas naturais (mestres e mestras), grupos e coletividades.

O processo de seleção dos Tesouros Vivos se dá por meio de edital e visa contribuir para o reconhecimento, a proteção e a valorização da diversidade dos conhecimentos, fazeres e expressões das culturas populares e tradicionais no Ceará, por meio da titulação.