Com reforma no Centro de Infusão, HGF reduz em até nove vezes tempo de espera de pacientes por quimioterapia

23 de fevereiro de 2024 - 09:56 # # # # #

Assessoria de Comunicação do HGF
Texto e fotos: Felipe Martins

Produção própria de quimioterápicos no HGF garante mais celeridade e segurança para os pacientes e economia para o hospital

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), concluiu, na última semana, a reforma estrutural do Centro de Infusão. Um novo espaço permitiu a ampliação do número de leitos (poltronas) de 26 para 40. O serviço recebeu ainda uma Sala de Manipulação, com capela de fluxo laminar, equipamento responsável pela preparação de quimioterápicos. A produção, que antes era feita no Hemoce, agora é realizada no próprio hospital, permitindo reduzir o tempo de espera dos pacientes de uma média de 6 horas para até 40 minutos.

Além da maior rapidez no atendimento, o que resulta em em qualidade de vida para o paciente, existem outros benefícios resultantes da produção de quimioterápicos no HGF, explica a coordenadora do Centro de Infusão do HGF, Sâmia Studart. “Há maior rotatividade dos pacientes, proporcionando a possibilidade de atender mais pessoas e maior controle do que é produzido, além de maior segurança do acondicionamento”, acrescenta.

Studart também aponta a possibilidade de utilização de quimioterápicos de emergência para pacientes ambulatoriais. “Com produção própria e maior rotatividade, estamos conseguindo fazer encaixes de quimioterapias de urgência para quem esteja sendo atendido no ambulatório. Quando o médico vê que é uma necessidade emergencial, ele já nos aciona para incluir o paciente no mesmo dia e evitar atraso no tratamento”, explica.

Pacientes comemoram a celeridade do atendimento após reforma do Centro de Infusão do HGF

Tratando um câncer de bexiga desde dezembro do ano passado, Maria do Socorro Melo, de 62 anos, comemora a otimização do tempo de atendimento. “É ótimo para nós pacientes não precisarmos esperar tanto tempo. Hoje, já fiz todos os exames e já estou quase acabando o remédio [quimioterápico]. Muito feliz”, compartilha. Procedente de Groaíras, a 220 km da Capital, a costureira faz o percurso ao HGF semanalmente no carro da prefeitura da cidade.

A reforma do espaço também é motivo de comemoração para Adriana Pires. A chefe do serviço de Oncologia do HGF conta que o desejo por uma Sala de Manipulação com capela de fluxo laminar é antigo. “Com essa estrutura, podemos aumentar muito as possibilidades de atendimento aos pacientes. Considerando a altíssima complexidade dos pacientes do HGF, temos protocolos de longa duração, que ultrapassam as 8h de infusão. Antes, isso não era possível, precisávamos encaminhar”, pontua.

Outro benefício apontado pela oncologista é o funcionamento do Centro de Infusão durante os fins de semana. “Com manipulação própria, a gente consegue atender pacientes internados fora dos dias úteis, além de poder acolher protocolos ambulatoriais de sete dias”, explica.

Também entre as melhorias que o Centro de Infusão vem recebendo, está uma farmácia para o dispensamento de medicações exclusivas do serviço, inaugurada no último ano. O objetivo do espaço, que fica no corredor do setor, é facilitar o atendimento aos pacientes imunossuprimidos.

“São ganhos muito grandes para a população cearense porque a gente sabe que o tratamento do câncer não pode esperar. É uma doença que quanto mais você demora a tratar, pior o prognóstico do paciente”, enfatiza a diretora médica do HGF, Mariana Ribeiro. “Nosso trabalho, portanto, tem sido contínuo para buscar todas as formas de otimização de tempo e de qualidade para os nossos pacientes”, reforça.

Humanização do atendimento

Responsável por toda a parte operacional do Centro de Infusão, a Enfermagem atua diariamente no espaço para garantir segurança e conforto aos pacientes. Quando um paciente recebe alta, a equipe o leva para bater o sino de comemoração. “Muitos chegam chorando, mas a gente trabalha para que eles saiam sorrindo. Essa humanização faz toda a diferença”, pontua Iracema Ribeiro, coordenadora de Enfermagem do serviço. “Ver uma alta é emocionante porque a vitória deles também é uma vitória nossa”, completa.

A cada alta do Centro de Infusão, a equipe se reúne para comemoração

Atualmente, o Centro de Infusão do HGF atende, de forma regular, cerca de 1.500 pacientes de todo o Ceará. O acesso ao serviço se dá após consulta e triagem por médicos nos ambulatórios do hospital, regulados pela Sesa.

LEIA TAMBÉM: HGF investe em tecnologia de ponta para proporcionar rapidez e mais qualidade no atendimento