Saúde do Ceará realiza fórum sobre ações integradas para prevenção e controle do câncer no Estado

16 de fevereiro de 2024 - 17:18 # # #

Texto: Levi Aguiar
Arte gráfica: Iza Machado

Evento tem como público-alvo gestores, profissionais das policlínicas e técnicos da Vigilância e da Atenção à Saúde da Rede Sesa e dos 184 municípios cearenses

Com o objetivo de promover a conscientização sobre o câncer e mobilizar ações coletivas voltadas à prevenção e ao combate à doença, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realizará, na próxima quinta-feira (22), o Fórum de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT): ações integradas para a prevenção e controle do câncer no Ceará. O evento será transmitido de forma on-line, das 8h30 às 17h.

O encontro tem como público-alvo gestores, profissionais das policlínicas e técnicos da Vigilância e da Atenção à Saúde da Rede Sesa e dos 184 municípios cearenses. A mesa de abertura contará com a participação do secretário executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antônio Lima Neto (Tanta). O Fórum foi organizado pela Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde (Covep) da Sesa, por meio da Célula de Vigilância e Prevenção de Doenças Transmissíveis e Não Transmissíveis (Cevep).

A primeira parte do Fórum abordará assuntos relacionados às redes de atenção à saúde para o enfrentamento às neoplasias, à atuação da atenção primária, à regionalização e ao papel da regulação na atenção ao paciente oncológico.

A partir de 13h30, o evento terá como temas estratégias para prevenção e controle dos cânceres de mama e colo do útero, avanços e desafios na cobertura vacinal contra o HPV, entre outros assuntos.

A articuladora do Grupo Técnico (GT) de Vigilância de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (Dcnt) e Registros de Câncer, Helenira Fonseca, explica que o câncer está relacionado ao estilo de vida não saudável e principalmente ao envelhecimento populacional.

“O nosso Grupo de Trabalho, em seu papel de produtor de informações que subsidiam ações estratégicas de enfrentamento a problemas de saúde, apresenta o cenário epidemiológico da morbimortalidade por essa doença e convoca os atores responsáveis para debater as soluções”, pontua a articuladora.

Fórum DCNT: ações integradas para a prevenção e controle do câncer no Ceará
Data: 22 de fevereiro
Transmissão: on-line, por meio do link https://meet.google.com/ofg-wmqj-psy