Parceria entre Helv e ESP/CE resulta em lançamento de novas Residências em Saúde

14 de fevereiro de 2024 - 17:13 # # #

Assessoria de Comunicação do Helv
Texto e fotos: Isabelle Azevedo

A comitiva da ESP/CE conheceu de perto as instalações do Helv

O Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), iniciou os preparativos para receber as primeiras turmas da Residência Médica em Clínica Médica e Terapia Intensiva e da Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva, que estão previstas para começar em março e abril, respectivamente. Para alinhar as diretrizes, a direção do Helv esteve reunida na última sexta-feira (9) com os membros da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), autarquia vinculada à Sesa responsável por coordenar e executar as residências em cerca de 25 municípios cearenses.

É a primeira vez que o Helv receberá o programa. As residências em saúde constituem uma modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu (especialização), que busca promover a educação em saúde e a formação de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, serão disponibilizadas quatro vagas para a Resmed e sete para a Resmulti, que contempla profissionais de Fisioterapia, Nutrição, Fonoaudiologia, Enfermagem, Serviço Social e Farmácia.

A reunião contou com a presença do superintendente da ESP/CE, Luciano Pamplona; da diretora de Pós-graduação em Saúde, Olivia Bessa; da gerente de Residência Multiprofissional, Kellyane Munick; da coordenadora da Comissão de Residências Multiprofissionais, Jamisse Araújo; da gerente de Residência Médica, Alciléa Carvalho; da diretora-presidente do ISGH, Virgínia Silveira; e do diretor de gestão do cuidado e ensino, Jefferson Oliveira. Na ocasião, a comitiva visitou e conheceu as dependências do hospital.

O diretor-geral do Helv, Emídio Teixeira, classificou o encontro com os membros da instituição como um momento importante para o projeto das residências. “Estamos cada vez mais afirmando o compromisso do Helv na educação, no ensino e na pesquisa. O nosso compromisso é nos empenharmos para que esse trabalho possa ser referência para o Ceará, numa ajuda mútua de qualificar cada vez mais a saúde do Estado”, afirmou o diretor.

A diretora-presidente do ISGH, Virgínia Silveira, ressaltou as dificuldades e as potencialidades do projeto de residência e destacou a importância da parceria da ESP/CE com as unidades hospitalares. “Essa parceria e esse entendimento com a Escola de Saúde Pública nos fortalece e nos impulsiona a ir em frente. Nossa missão é formar pessoas e formar bem, não apenas para as nossas unidades, mas para lançar para o mundo. A residência com certeza é um grande marco para o Leonardo Da Vinci”, pontuou.

O superintendente da ESP/CE, Luciano Pamplona, agradeceu a oportunidade da visita e da parceria com o Helv e colocou a Escola à disposição para, junto à Sesa, ampliar o cenário de prática dos estudantes, ampliar as vagas de residência e de qualificação para preceptores. “A residência é um desafio enorme, mas é o melhor desafio. A unidade ganha, o paciente ganha, o serviço, o professor, o estudante: todos ganham. O nosso papel é fazer com que as pessoas compreendam isso”, afirmou.

Gestores do Helv e ESP/CE estiveram reunidos na última sexta-feira (9) para tratar das residências