Encontros entre cuidadores e profissionais de saúde explicam rotinas do HGWA
14 de fevereiro de 2024 - 14:28 #acompanhantes #cuidadores #Direitos e Deveres #Encontro #HGWA #saúde
Assessoria de Comunicação do HGWA
Texto e fotos: Bruno Brandão
O encontro com os acompanhantes recebe a visita de diversos setores, entre eles, SCIH e Serviço Social
Estreitar os laços com os acompanhantes dos pacientes internados e explicar os direitos e deveres de cada um. Esse é um dos principais objetivos do projeto que ocorre todas as segundas-feiras no Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), unidade da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). A ação ocorre dentro das propostas de humanização dos setores da Unidade de Cuidados Especiais (UCE) e da Unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC).
O palhaço circense Valdemir Rocha, de 48 anos, que está com a esposa internada na unidade, participou de um desses momentos. Natural de Itaitinga, ele conta que a mulher está internada em decorrência de um AVC. No processo de reabilitação, eles estão há três meses no hospital. Um dos aprendizados citados por ele, foi o uso da bolsa de coletor de urina.
“Fiquei muito satisfeito em participar desse momento, espero que possa participar mais vezes. Gostei de aprender sobre os perigos de infecções. Achei importante saber da paramentação do profissional de saúde, como o uso de luvas e avental. Para nós, que passamos mais tempo no hospital, a importância de sempre lavar as mãos foi algo que me chamou atenção, inclusive quando eles usaram uma luz azul para mostrar o surgimento de bactérias”, afirma.
A enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Carolina Mello, um dos setores participantes, relata o sentimento em compartilhar sua experiência com os acompanhantes.
“Essa ação tanto envolve a equipe no cuidado do paciente como também o próprio paciente/acompanhante, nessa busca de prevenção de infecção. Por ser uma ação de promoção à saúde, pode resultar tanto na prevenção quanto na reabilitação, podendo agilizar a alta do paciente e diminuindo riscos, assim como os envolve em seus cuidados, sendo também multiplicadores do controle de infecção”, destaca.
A coordenadora de Enfermagem do setor da UCE e AVC, Luciana Pacheco, destaca que, além do SCIH, os setores do Serviço Social, da Psicologia e da Terapia Ocupacional também estão envolvidos nas conversas.
“Nosso intuito é passar a segurança tanto para eles quanto para o entendimento deles com os deveres dos profissionais de saúde. Tentamos explicar o que a gente faz aqui e como eles podem cuidar de seus pacientes quando chegarem em casa, porque é uma vida nova, de fato, que vai mudar a rotina da família”, diz a coordenadora.
A médica Joyce Benevides, coordenadora médica dos setores, cita alguns motivos que mostram a relevância do projeto. Ela lembra que muitas vezes o acompanhante não está habituado com a rotina do serviço e isso acaba gerando muita ansiedade.
“Essa é uma oportunidade de a gente explicar qual é o objetivo da internação, qual é o plano, qual é a rotina do serviço e os cuidados que tem que ter com o paciente que está internado, principalmente o da Unidade de Cuidados Especiais, que é um paciente mais complexo de cuidado. São pessoas que a grande maioria delas vai para casa ainda com muita dependência de cuidados e é importante que esses parentes comecem a se familiarizar com esse cuidado e para que se programem para receber o paciente em casa”, afirma.
Os cuidados com os pacientes, principalmente no combate às infecções e protocolos de segurança, são alguns dos temas debatidos
Cartilha traz informações sobre direitos e deveres dos usuários do HGWA
O HGWA lançou, em 2022, sua Carta de Direitos e Deveres dos Usuários. Em formato de cartilha, o material é uma importante ferramenta que traz informações que asseguram ao cidadão o direito ao atendimento. O documento, com ampla divulgação, está sendo exposto em todas as clínicas e recepções do hospital, tanto em formato impresso como através de QR-Code. O conteúdo foi elaborado de acordo com o Manual de Normas de Acesso do HGWA e com o apoio da Direção, da Ouvidoria, do Serviço Social e do Núcleo de Atendimento ao Cliente.
Ao todo, são 32 tópicos sobre os direitos dos usuários e 12 relacionados aos deveres. Entre os principais pontos, constam o direito ao atendimento ágil, o recebimento de informações em linguagem adequada, o respeito à crença espiritual e religiosa, os direitos da pessoa com deficiência, o estímulo à recreação em casos de criança ou adolescente, além dos deveres, como o respeito aos funcionários e prestadores de serviço da unidade, às normas e às rotinas do hospital, entre outros.