Residência Multiprofissional: turma 9 socializa experiências realizadas nos territórios durante mostra

9 de fevereiro de 2024 - 17:08 # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Fotos: Deborah Muniz
Vídeo: Raiane Ferreira

Evento reuniu cerca de 300 residentes na sede da ESP/CE, em Fortaleza

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), concluiu, nessa quinta-feira (8), as atividades da 7ª Mostra de Experiências Exitosas do Programa de Residência em Área Profissional da Saúde (Uniprofissional e Multiprofissional – Resmulti).

Ao longo de três dias, cerca de 300 residentes da turma nove do programa passaram pela sede da instituição, em Fortaleza, para realizar exposições e receber devolutivas sobre os trabalhos.

“Sabemos que existem outros meios de formação, mas, de fato, quem passa pelo processo da Residência sai modificado. Olhem para o trabalho com carinho, porque temos uma população que precisa de vocês na assistência e nas unidades”, orientou o superintendente da ESP/CE, Luciano Pamplona, durante a solenidade de abertura do evento.

O momento mobilizou, além dos discentes, autoridades, gestores e egressos da iniciativa. A gerente de Residência Multiprofissional da ESP/CE, Kellyane Munick, destacou a representatividade da Mostra dentro do processo formativo.

Quem também compareceu à cerimônia foi a secretária executiva da Atenção Primária e Políticas de Saúde da Sesa, Vaudelice Mota. Ela reforçou o compromisso que os formandos devem manter nas rotinas de trabalho. “Tudo o que vocês aprenderam aqui deve ser aplicado no sistema de saúde. Formados no Sistema Único de Saúde (SUS), vocês têm de fazer valer o conhecimento adquirido nessa caminhada, sempre cumprindo os princípios da ética, para o fortalecimento do nosso sistema”, concluiu.

Reconhecimento

Passado o ciclo de apresentações, a comissão avaliadora elegeu as seis melhores experiências. Os autores pertencem aos seguintes programas: Enfermagem Obstétrica, do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC); Infectologia, do Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ); Saúde da Família e Comunidade e Saúde Mental Coletiva, de Camocim; Saúde da Família, de Itapipoca; Saúde Mental Coletiva e Saúde da Família, de São Gonçalo do Amarante; e Urgência e Emergência, do Instituto Doutor José Frota (IJF).

A escolha delas levou em consideração critérios como criatividade e natureza inovadora, relevância e atualidade, adequação conceitual para o alcance dos objetivos e dos resultados esperados, características da apresentação referente à organização, capacidade de síntese e clareza de exposição, abordagem de resultados ou argumentos, além de contribuição e síntese da conclusão.

Quem faz

De São Gonçalo do Amarante veio a experiência da inserção das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) em parceria com os profissionais de saúde do município. “Essa foi uma forma que encontramos de ofertar à população serviços de ventosaterapia, auriculoterapia, arteterapia, reiki e meditação, além de outras proposições como oficinas de produção de mandalas, por exemplo. Foi um trajeto muito positivo e de grandes aprendizados para nós e para a comunidade”, afirma Vanessa Aguiar, residente de Saúde da Família e Comunidade.

A fisioterapeuta Cristina Dias integrou a equipe responsável pelo trabalho da Infectologia do HSJ, que abordou uma série de intervenções realizadas pelos residentes na unidade, com foco nos estigmas e preconceitos vivenciados pelas pessoas com HIV.

Cristina Dias (segunda, da esquerda para a direita) faz parte da Residência de Infectologia do HSJ

Essa é a segunda vez que ela passa pela Resmulti da ESP/CE. Entre 2019 e 2021, Dias integrou o programa de Saúde da Família e Comunidade. “Esse foi um processo muito positivo na minha formação, tendo em vista todo o projeto pedagógico da Escola de Saúde Pública, que dá esse suporte pra gente ter essa formação dentro do SUS”, destacou.

“Abre alas pra Resmulti”

Realizada uma semana antes do Carnaval, a Mostra foi, ainda, uma oportunidade de levar mais cor para os ambientes da ESP/CE. Além dos momentos de exposição, os residentes produziram estandartes para representar os respectivos municípios e unidades integrantes da Resmulti. Uma votação simbólica, inclusive, foi realizada internamente para a escolha da bandeira mais criativa produzida pelos programas. Ao fim, a escolhida foi a produção de Itapipoca.

Estandartes foram apresentados em atividade no auditório, além de enfeitar as rampas da autarquia nos três dias de Mostra

Complementam a programação apresentações musicais, tenda de cuidado e a Farmácia Viva, iniciativa da Sesa que busca ampliar o conhecimento da população sobre os medicamentos fitoterápicos.

Mais multimídia

O residente de Neurologia e Neurocirurgia, Marcones Nascimento, fala sobre como foi o ciclo formativo no Cariri. Ouça.