Hospital de Messejana realiza integração de 204 novos servidores estaduais

9 de fevereiro de 2024 - 10:11 # #

Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana
Texto e fotos: Jessica Fortes e Hospital de Messejana

Uma programação abrangente, envolvendo diversos setores, foi elaborada para os funcionários estatutários

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), unidade da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), deu início nesta semana ao processo de integração dos 204 novos servidores do Estado. A programação abrangente começou na última segunda-feira (5) e envolveu diversos setores. Elaborada para os funcionários estatutários, os momentos proporcionaram esclarecimentos, orientações e informações essenciais sobre o funcionamento da unidade de alta complexidade, reconhecida como referência em Cardiologia e Pneumologia em todo o Ceará.

“O HM é singular, com uma atmosfera leve e tranquila. Somos referência, acolhendo pacientes de todo o estado e além”, disse o diretor-geral do HM, Carlos Augusto Lima Gomes durante o acolhimento

O diretor-geral do HM, Carlos Augusto Lima Gomes, deu as boas-vindas aos profissionais, enfatizando a importância da instituição para a saúde da população cearense. “O HM é singular, com uma atmosfera leve e tranquila. Somos referência, acolhendo pacientes de todo o estado e além. Nosso trabalho é reconhecido nacional e internacionalmente. Lideramos em procedimentos de angioplastias pelo SUS, tratamos doenças raras e somos praticamente o único serviço de Cardiologia pediátrica, de alta complexidade, no estado. Recebê-los nesta casa é motivo de grande alegria”, ressaltou.

Leonardo Alexandrino é enfermeiro e vai atuar na Unidade de Terapia Intensiva(UTI) do HM

O enfermeiro Leonardo Alexandrino, um dos convocados, compartilhou sua experiência: “A integração está sendo muito enriquecedora. Minha expectativa é a melhor possível; espero conciliar toda a minha bagagem teórica adquirida ao longo dos anos e nas formações no exterior com as expectativas do serviço para um enfermeiro intensivista”, evidenciou.

204 profissionais foram convocados para desempenhar funções diversas no HM, 18 deles são cirurgiões cardiovasculares

Nesta terceira chamada da Sesa, 204 profissionais foram convocados para desempenhar funções diversas no HM. O cirurgião cardiovascular, Daniel Trompiere, que já atua na unidade como cooperado há 10 anos, expressou sua satisfação: “Eu já era feliz em trabalhar no Hospital de Messejana, e agora, como funcionário estatutário, minha alegria é ainda maior. Sinto-me privilegiado em ter sido aprovado, em fazer parte e poder servir à nossa população da melhor forma possível. Agora, terei anos pela frente trabalhando em conjunto com a equipe deste hospital, que aprendi a gostar e considero minha segunda casa”, diz.

HM é um equipamento público especializado no diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas e pulmonares

Com 90 anos de atividade, o HM é um equipamento público de nível terciário, especializado no diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas e pulmonares. Atualmente, a instituição conta com 413 leitos de internação, incluindo 70 de UTI. Pacientes de 184 municípios do Ceará e das regiões Norte e Nordeste do país são atendidos diariamente, tanto na Emergência quanto nos 25 ambulatórios do Serviço de Pacientes Externos (SPE).

O HM é referência em transplante cardíaco e, em fevereiro de 2023, atingiu a marca de 500 transplantes, tornando-se o segundo hospital com o maior número de procedimentos do Brasil. Todos os serviços realizados no Hospital de Messejana são gratuitos e oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).