HGF recepciona 62 novos servidores do Estado

5 de fevereiro de 2024 - 15:12 # # #

Assessoria de Comunicação do HGF
Texto e fotos: Suzana Mont’Alverne

O Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), recepcionou, na manhã desta terça-feira (5), 62 novos servidores do Estado. Além das boas-vindas, os estatutários receberam orientações e informações sobre a unidade que é referência em assistência de alta complexidade, com 33 especialidades médicas e 64 subespecialidades.

A diretora-geral, Ivelise Brasil, falou sobre a importância da assistência do HGF para a saúde do Estado

Ivelise Brasil, diretora-geral do HGF, destacou a importância do hospital para a saúde da população cearense. “O HGF tem uma missão excepcional, é complexo em todas as suas áreas de atuação, inclusive no campo de pesquisa. Sendo assim fundamental a entrega e dedicação de quem nele atua. Mas não se preocupem, vocês logo entenderão que esse sentimento surgirá sem esforço. No HGF vocês terão inúmeras possibilidades de aprendizado profissional e pessoal, estão em uma grande vitrine profissional”, disse.

O cirurgião vascular Wullo Magalhaes Diogenes, um dos médicos convocados, conta que a convocação, mesmo com os mais de dez anos de profissão, tem um peso importante. “O HGF é enorme e estou entusiasmado para fazer parte da equipe e poder trocar experiências com tantos colegas gabaritados em suas áreas de atuação”, comemorou.

Wullo Magalhaes Diogenes atuará como cirurgião vascular no HGF

Ao todo, o HGF está recebendo um analista de gestão de saúde, quatro cirurgiões-dentistas, 31 profissionais de Enfermagem (quatro enfermeiros e 27 técnicos), 24 médicos de diversas especialidades e dois terapeutas ocupacionais. José Sávio Ribeiro, convocado como técnico de enfermagem, já trabalha no HGF há cinco anos como terceirizado. “Trabalhar neste hospital já era importante, pelo aprendizado, grandiosidade dos serviços, colegas, e ganho agora também segurança pessoal. Estou muito grato”, disse.

Os profissionais fazem parte dos 482 convocados pela Sesa em dezembro. Os novos servidores atuarão em 14 postos de trabalho, entre unidades hospitalares, ambulatórios e no Nível Central da Rede.

LEIA TAMBÉM: Novos servidores da Saúde do Ceará são acolhidos em evento de ambientação na Escola de Saúde Pública do Ceará

José Sávio Ribeiro atua no HGF desde 2019 como terceirizado e assume seu cargo de técnico de enfermagem agora como servidor público

HGF

Com quase 55 anos de atividade, a instituição oferece à população mais de 500 leitos entre enfermarias de internação, emergência, obstetrícia e unidades de terapia intensiva (UTI) adulto e neonatal. O hospital realiza mensalmente mais de 20 mil atendimentos ambulatoriais, 800 cirurgias (eletivas e emergenciais) e 220 mil exames laboratoriais.

O HGF conta com emergência de portas abertas 24h e é referência nacional no atendimento a pacientes com acidente vascular cerebral (AVC). Além da unidade de AVC isquêmico, que completará 15 anos de atividade, o hospital é o único do Brasil a ter uma enfermaria exclusiva para tratamento de AVC hemorrágico.

Na instituição, encontra-se também o único Banco de Olhos do Estado. O serviço atua na captação, preservação e distribuição de córneas para centros transplantadores do Ceará e até de estados vizinhos. O HGF é também referência em transplantes de fígado, pâncreas e rins.

O hospital se evidencia ainda pelo maior parque tecnológico em equipamentos de saúde do Ceará. Destacam-se os maquinários cirúrgicos com videolaparoscopia, que proporcionam procedimentos menos invasivos; microscópios para cirurgias e exames oftalmológicos em 3D, que garantem maior assertividade clínica e cirúrgica; e equipamentos de diagnóstico de imagem, que funcionam 24 horas.