Primeiro paciente oncológico do HRVJ finaliza tratamento; quase mil pessoas são atendidas no serviço

2 de fevereiro de 2024 - 15:28 # # #

Assessoria de Comunicação do HRVJ
Texto e fotos: Joelton Barboza

Paciente finaliza tratamento de quimioterapia no HRVJ

O ano de 2024 iniciou de uma forma positiva para o mecânico Alvaci Nogueira, 68, morador de Aracati. Ele foi o primeiro paciente a finalizar o tratamento de quimioterapia no Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ). A última sessão ocorreu no mês de janeiro. Nos próximos cinco anos, ele fará acompanhamentos pontuais necessários, tempo médio em que pacientes oncológicos precisam monitorar o risco de recidiva.

Diagnosticado com um câncer de estômago, Nogueira passou por uma cirurgia para retirada do tumor, realizada no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) em Fortaleza. Após a cirurgia, ele também foi um dos cinco pacientes que inauguraram o serviço de quimioterapia no HRVJ, em Limoeiro do Norte.

Alvaci também foi um dos cinco pacientes que inauguraram o serviço de quimioterapia no HRVJ

“Eu estou muito feliz com essa minha nova fase. Todos aqui na cidade que me perguntam como é o hospital, eu digo que é de primeira qualidade. O atendimento é ótimo e os profissionais são muito atenciosos e cuidadosos com os pacientes”, ressalta Alvaci.

O médico cirurgião oncológico do HRVJ, Bruno Águila, explica que após a finalização da quimioterapia, o paciente ainda permanece em acompanhamento regular. Segundo o profissional, a periodicidade depende do tipo da doença.

Após a finalização da quimioterapia, o paciente ainda permanece em acompanhamento regular por cinco anos

A palavra cura é proferida após os cinco anos de acompanhamento. Esse período muda, a depender do subtipo da doença. O câncer de estômago é acompanhado com consultas ambulatoriais de 3 a 6 meses nos primeiros 2 anos e de 6 a 12 meses nos últimos anos, até o quinto ano”, lembra Águila.

Inaugurado no dia 27 de setembro, o serviço de Oncologia do HRVJ foi projetado para tratar diversos tipos de câncer da população das regiões do Vale do Jaguaribe e do Sertão Central, incluindo oncologia clínica, quimioterapia, cirurgias, radioterapia, biópsias, hormonioterapia, atendimento multiprofissional, além de exames laboratoriais e de imagem. Até dezembro de 2023, foram realizadas 75 quimioterapias, 43 cirurgias oncológicas e 78 análises histopatológicas. Atualmente, 995 pacientes estão em atendimento no serviço especializado.