Oncologia: primeiros pacientes da quimioterapia são atendidos no HRVJ

30 de outubro de 2023 - 12:13 # # #

Assessoria de Comunicação do HRVJ
Texto e fotos: Joelton Barboza

Alvaci Nogueira, 68, foi um dos cinco pacientes a utilizarem, na última sexta-feira (27), pela primeira vez, o serviço de quimioterapia no Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) em Limoeiro do Norte. No leito cinco da sala, o  mecânico estampava no rosto a felicidade em realizar seu tratamento em uma unidade hospitalar perto de casa.

Alvaci Nogueira, 68, foi um dos cinco pacientes a utilizarem o serviço de quimioterapia no HRVJ

Com residência no município de Aracati, ele estava acompanhado da esposa e do filho. Para o paciente, o apoio familiar e a possibilidade de tratamento em um sistema público de qualidade resultam em um sentimento de fé em dias melhores e em uma possível cura.

Nogueira já passou, no dia 12 de setembro, por uma cirurgia para retirada de um tumor no estômago, realizada no Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Rede Sesa que fica em Fortaleza. Com a oportunidade de continuar o tratamento no HRVJ, o mecânico reforça que as sessões de quimioterapia mais perto de casa são providenciais. “Eu fiquei encantado com o hospital. Ele é muito bom e o pessoal atende muito bem. É uma luta para ir para Fortaleza. Aqui é muito rápido e organizado”, enfatizou.

Alvaci Nogueira diz que a possibilidade de tratamento em um sistema público de qualidade resultam em um sentimento de fé em dias melhores

Para iniciar o tratamento, o paciente realiza a consulta ambulatorial de triagem na unidade. Em seguida, os profissionais avaliam e decidem se o caso é cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico.

A enfermeira oncológica Karine Sousa pondera que a iniciativa beneficia muitos pacientes da região. Ela destaca a equipe que recebe o público. “Geralmente os pacientes seguem um fluxo, em que eles passam pelos profissionais médicos, enfermeiros, farmacêuticos e, quando necessário, por uma equipe multiprofissional composta ainda por nutricionista e psicólogo, que os atende quando chegam ao hospital”, destaca.

Karine explica que as quimioterapias são feitas em ciclos e também pelo método de hormonioterapia. “O paciente se beneficia de toda essa terapêutica aqui no HRVJ. Há uma programação de medicação que eles recebem pós-quimioterapia (PQT) para ser feita em casa, e isso é muito importante pois as drogas geralmente possuem algumas toxicidades e, então, é entregue a medicação para que seja feito o uso da terapêutica na própria casa para que, assim, eles tenham um pouco mais de conforto”, ressalta.

Profissionais verificam os sinais vitais do paciente durante quimioterapia no HRVJ

Ao final das sessões, as remarcações são feitas e há orientações sobre exames a serem feitos posteriormente. Os pacientes também são orientados sobre possíveis sintomas e o que vão precisar tomar para ter menos efeitos das toxicidades.

O hospital completou um mês de atendimentos ambulatoriais de triagem e multidisciplinar do atendimento em oncologia. Inaugurado no dia 27 de setembro, o serviço foi projetado para tratar diversos tipos de câncer da população das regiões do Vale do Jaguaribe e do Sertão Central, incluindo oncologia clínica, ambulatorial, hospitalar, especializada, quimioterapia, hormonioterapia, entre outras. Também oferece exames laboratoriais e de imagem, nutrição especializada, além das cirurgias.

LEIA TAMBÉM: HRVJ realiza primeira cirurgia oncológica da unidade; procedimento faz parte da interiorização do serviço no Estado