Cidadania: Serviço Social do HGWA auxilia pacientes sem documentação

18 de janeiro de 2024 - 12:08 # # # #

Assessoria de Comunicação do HGWA
Texto e fotos: Bruno Brandão

Um dos benefícios da identificação é a possibilidade de o paciente sair da internação com os documentos em mãos

O Registro Geral (RG) é um documento básico para o cidadão que o ajuda a ser identificado e é essencial em diversas situações, como no caso de internações hospitalares. Mas e quando esse documento não existe ou está perdido? No Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o Serviço Social atua com garantias de direitos, seja previdenciário, da saúde, trabalhista ou de cidadania, como o acesso à documentação civil e o direito de conviver em família. No caso do paciente que chega na unidade sem identificação e sem nenhuma referência familiar, os assistentes sociais se articulam para garantir o acesso a essa documentação, localizando inclusive a família, se for o caso.

Somente em 2023, com a ajuda da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), no HGWA, 11 pacientes foram auxiliados nesse sentido. De acordo com o coordenador do Serviço Social do HGWA, Michel Barbosa Carvalho, a parceria com o órgão conta com a ajuda de um papiloscopista, que identifica o paciente pela digital. “Também temos parceria com o caminhão cidadão para emissão de RG do paciente no hospital. Em outras situações também contamos com a ajuda da rede, como posto de saúde, CRAS, onde os profissionais desses equipamentos fazem busca ativa de familiares, por exemplo”, pontua.

Michel Barbosa e Jessyca Mota fazem parte da equipe de Serviço Social do HGWA

Para Michel, ao encontrar um familiar ou fazer com que um paciente saia com um documento em mãos, o sentimento é de dever cumprido. “É muito gratificante ver o resultado do nosso trabalho. Nós trazemos dignidade para essas pessoas. E esse exemplo da identificação resume muito bem o nosso trabalho, pois iniciamos com a avaliação social, diante das informações coletas, fazemos a busca ativa dos familiares, fazemos a articulação para tirar documentação, benefício social e outros direitos“, destaca.

De uma maneira geral, esses pacientes são cidadãos em situação de rua, com algum transtorno mental ou com algum grau de desorientação por questões de saúde, e por isso não sabem informar nome, endereço ou outras informações. A assistente social Erivânia Freitas, lembra de um caso recente, o qual um paciente deu entrada no HGWA sem acompanhante e documentos. Durante a visita social, ele informou que tinha apenas a cópia da certidão de nascimento e que seus documentos haviam sido queimados em um incêndio.

“A numeração do CPF veio anexada no prontuário da UPA, pois ele já tinha passado por várias consultas lá, mas o paciente não tinha RG. Ele nos informou o nome de um familiar e solicitamos o comparecimento. Na chegada, a familiar informou que eles também estavam procurando pelo paciente. Solicitamos a presença do ‘Caminhão do Cidadão’ (da Secretaria de Proteção Social), onde foi feita a entrevista, coleta de digitais e emissão do RG. Agora, ele poderá ser inserido em programas sociais e sair daqui com sua documentação completa”, explica.

Orientação

O Serviço Social do HGWA disponibiliza aos pacientes uma cartilha de Direitos do Cidadão. O livreto, distribuído gratuitamente, é destinado a familiares e pacientes que desconhecem direitos básicos disponibilizados pelos serviços públicos. Didático, com imagens e textos de fácil entendimento, as páginas contemplam descrições de benefícios como o Auxílio-doença, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Aposentadoria por Invalidez, saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e até a isenção de impostos para compra de veículos.

LEIA TAMBÉM: Com ajuda do Serviço Social do HRVJ, paciente em situação de rua resgata documentos e volta para a família