Hemoce inicia campanha de carnaval nesta segunda-feira (22)

18 de janeiro de 2024 - 14:48 # # # #

Assessoria de Comunicação do Hemoce
Texto e foto: Emmanuel Denizard
Arte gráfica: Roberto Melo

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), unidade vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), inicia nesta segunda-feira (22), a partir das 10h, a nova campanha de incentivo à doação voluntária de sangue. O lançamento acontece na sede da instituição, em Fortaleza, e nas unidades do hemocentro no interior. Na capital cearense, a animação será conduzida pela banda Os Transacionais, que realiza apresentação musical para os voluntários presentes.

Com o slogan “Bloquinho da doação – Compartilhe alegria e doe sangue”, a campanha acontece até o dia 14 de fevereiro e visa preparar o estoque de bolsas de sangue para o período do carnaval. No mesmo dia, no interior do Estado, o Hemoce Iguatu realizará, a partir das 8h, no centro da cidade, blitz de conscientização sobre a importância da doação de sangue. No dia seguinte (23), às 9h, será a vez do Hemoce Crato realizar a ação de incentivo ao ato, em frente à unidade, com a participação da banda de música municipal.

“O carnaval é um feriado de vários dias e neste ano existe uma particularidade: a festividade acontece mais cedo. Alguns voluntários que doaram no Natal e no Réveillon, não poderão se candidatar novamente por conta do intervalo necessário entre uma doação e outra. Os homens podem doar a cada dois meses (até quatro vezes ao ano) e as mulheres podem doar a cada três meses (até três vezes ao ano)”, destaca a coordenadora de captação de doadores do Hemoce, Nágela Lima.

Bloquinhos de Carnaval

A campanha acontece até o dia 14 de fevereiro e visa preparar o estoque de bolsas de sangue para o período do carnaval

A cada semana, entre os dias 22 de janeiro e nove de fevereiro, blocos carnavalescos se apresentam nas unidades do Hemoce. No dia três de fevereiro, a partir da 11h, o bloco Camaleões do Vila se apresenta no posto de coleta do Hemoce na Praça das Flores. Na semana seguinte será a vez do bloco Unidos da Cachorra que faz a folia para os doadores na sede da instituição, em Fortaleza. A parceria com os blocos de carnaval é uma tradição nas campanhas de incentivo à doação de sangue no período carnavalesco.

Saiba como doar e seja um folião solidário

Para se candidatar à doação de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento padrão assinado pelos pais ou responsável legal. O documento está disponível no site do hemocentro.

Na Capital, a população pode doar na sede do Hemoce, na Av. José Bastos, 3390 – Rodolfo Teófilo; nos postos de coleta do hemocentro na Praça das Flores, na Av. Desembargador Moreira, s/n – Aldeota; ou na unidade do Shopping RioMar Fortaleza até o dia quatro de fevereiro, na R. Des. Lauro Nogueira, 1500 – Papicu. No interior cearense, os doadores podem realizar o gesto de solidariedade nos hemocentros regionais de Sobral, Quixadá, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte.