Fisioterapia auxilia na reabilitação física e mental de pacientes psiquiátricos no HRVJ

17 de janeiro de 2024 - 14:55 # # # #

Assessoria de Comunicação do HRVJ
Texto: Joelton Barboza
Fotos: Divulgação HRVJ

A fisioterapia pode ser uma aliada no tratamento dos pacientes psiquiátricos

No mês de valorização da saúde mental, conhecido como Janeiro Branco, o setor de Fisioterapia do Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) em Limoeiro do Norte, destaca a importância do serviço direcionado especificamente para os pacientes internados na clínica psiquiátrica da unidade, que é referência no interior do estado e novidade em um hospital geral.

Segundo especialistas, os pacientes psiquiátricos podem apresentar diversos comprometimentos provenientes tanto dos transtornos mentais como dos tratamentos somáticos. Em muitos casos, esses problemas acabam afetando a funcionalidade dessas pessoas. Alguns dos mais comuns são rigidez articular, letargia, distúrbios de psicomotricidade, picos de tensão muscular e consequências da inatividade e má postura.

É o caso da companheira do professor Mylton Reis, 24. Ele conta que ela está internada na clínica psiquiátrica e tinha um problema decorrente do uso de medicamentos, que acabou por tornar os punhos mais rígidos. A fisioterapia permitiu que a paciente voltasse a realizar movimentos que não estava conseguindo. “Ela já se alimenta por meios próprios, manuseando os talheres e copos, sem depender de mim. É uma evolução gradativa: primeiro ela começou a andar cerca de dois metros, agora ela já conseguiu andar cinco, depois dez”, disse Reis.

Ação realizada pela Fisioterapia no HRVJ beneficia a saúde dos pacientes da clínica psiquiátrica

Histórias como a dela são acompanhadas por um profissional destinado pela coordenação de Fisioterapia exclusivamente para trabalhar em prol da melhoria da funcionalidade dos pacientes psiquiátricos no HRVJ. São realizadas atividades diariamente, que englobam desde uma avaliação até a correção de déficits funcionais. “Percebemos benefícios físicos e psíquicos, após a inserção desse profissional, facilitando o plano de tratamento e a reabilitação biopsicossocial, reduzindo cada vez mais as incapacidades funcionais e sociais”, explica o coordenador da Fisioterapia da unidade, Roni Rodrigues.

O papel do fisioterapeuta nesse setor é adequar a capacidade funcional

As ações são feitas através de oficinas de psicomotricidade, exercícios fisioterapêuticos e outras atividades da equipe multiprofissional, como as oficinas terapêuticas. O papel do fisioterapeuta é adequar a capacidade funcional, melhorando o bem-estar e a saúde física e mental das pessoas internadas.

Uma oficina de melhora da psicomotricidade foi realizada no hospital com os pacientes psiquiátricos

Mylton Reis comenta que as atividades melhoraram não apenas a saúde física da companheira. “Esses momentos de exercícios e de socialização dentro do hospital estão ajudando ela até mesmo na melhora do nervosismo. Hoje ela está até menos nervosa e menos ansiosa”, comemora.