Papai Noel doador de sangue visita Hemoce, nesta sexta-feira (22)

21 de dezembro de 2023 - 10:38 # # # # #

Assessoria de Comunicação do Hemoce
Texto: Emmanuel Denizard Fotos: Arquivo

Papai Noel que visita Hemoce também é doador de sangue

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), recebe nesta sexta-feira (22), a partir das 10h, a visita do Papai Noel. A ação traz o espírito natalino ao Hemoce e busca relembrar a importância da doação voluntária de sangue. O bom velhinho estará na sede do hemocentro, em Fortaleza, tornando o dia de doadores, pacientes e colaboradores da unidade especial.

Doador voluntário do Hemoce há mais de 20 anos, José Armando, 58, já realizou 145 doações na instituição. O funcionário público se veste de bom velhinho e faz a alegria, não só de quem o encontra fantasiado, mas também das pessoas beneficiadas por suas doações. Pela sétima vez, o voluntário virá celebrar o Natal na unidade. “Vir ao Hemoce vestido de bom velhinho é uma maneira de levar a minha mensagem de Natal, além de uma palavra de esperança. Nesse momento, também falo sobre a importância da doação de sangue. Doar é fazer o bem sem olhar a quem, é um ato de amor. É muito especial poder dividir com os outros aquilo que tenho de precioso. Me sinto muito feliz e agradeço pela minha saúde, dôo de coração e não por obrigação”, destaca.

Ao visitar a instituição, Papai Noel também incentiva doações

A vontade de se vestir de Papai Noel começou há mais de 25 anos, na rua em que morava. Posteriormente, Armando passou a fazer eventos e visitar instituições, levando a alegria e tornando o Natal de alunos e pacientes mais feliz. “Tudo iniciou em 1996. Depois, passei a ir em festas de escolas e todo dinheiro que recebia transformava em doações de presentes, como bolos, refrigerantes, bombons e pipocas. Era um dinheiro abençoado que se multiplicava. Também comecei a visitar voluntariamente outros locais, como o Hemoce e o Instituto do Câncer do Ceará”, diz.

Período de festas

O Hemoce relembra que as doações de sangue precisam ser realizadas com antecedência. “O mês de dezembro é um mês que preparamos o estoque para as festas de fim de ano e as férias do mês de janeiro. A visita do Papai Noel tem esse objetivo de passar uma mensagem de solidariedade, pois a doação de sangue pode ser o presente de alguém. Portanto, a gente deixa esse convite para a população cearense: neste Natal, celebre a vida com um gesto de solidariedade”, reforça Nágela Lima, coordenadora de Captação de Doadores do equipamento.

Doe Sangue

Para se candidatar à doação de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento padrão assinado pelos pais ou responsável legal. O documento está disponível no site do hemocentro.

Na Capital, a população pode doar na sede do Hemoce, na Av. José Bastos, 3390 – Rodolfo Teófilo; nos postos de coleta do hemocentro na Praça das Flores, na Av. Desembargador Moreira, s/n – Aldeota; ou na unidade do Shopping RioMar Fortaleza, na R. Des. Lauro Nogueira, 1500 – Papicu. No interior cearense, os doadores podem realizar o gesto de solidariedade nos hemocentros regionais de Sobral, Quixadá, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte.

Visita do Papai Noel doador ao Hemoce
Local: Sede do Hemoce (Av. José Bastos, 3390 – Rodolfo Teófilo – Fortaleza)
Quando: sexta-feira (22), às 10h