Bebês internados no HGWA ganham sessão fotográfica com temática natalina

21 de dezembro de 2023 - 10:17 # # # # # #


Assessoria de Comunicação do HGWA
Texto: Bruno Brandão Fotos: Sândalo Costa

Bebês internados na unidade receberam o ensaio pela terceira vez

Já é tradição. O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizou, nesta quarta-feira (20), a sessão de fotos natalinas dos bebês internados na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTIN). As imagens, além de proporcionarem momentos especiais para familiares e equipe, serviram de presente de despedida para alguns bebês que estavam recebendo alta hospitalar.

Daline também posou para fotos ao lado do filho, José Miguel

Esse foi o caso do pequeno José Miguel que, com quase um mês de vida, pela primeira vez, irá para casa e passará o Natal com a família. “Essa sessão de fotos foi o melhor presente. Meu filho está tendo alta e vamos passar o Natal em casa. A emoção ao ver essas fotos foi maravilhosa. Fui muito bem assistida e só resta a gratidão”, disse a mãe da criança Daline Rafaela, 30.

Entretanto, nem todas as mães devem conseguir passar o período de festas com os filhos em casa. Para algumas, a data será dentro da unidade hospitalar, mas a lembrança do primeiro Natal em forma de fotografia tem gerado sentimento de conforto. Ana Maria, 30, está acompanhando o filho Pedro Ravi, de um mês e 25 dias, que nasceu prematuro.

“Acredito que vamos passar o 25 de dezembro aqui, mas me conforta ver essas fotos, ver que ele está evoluindo bem e que posso mandar para os meus familiares sentirem essa emoção também. Sempre foi um sonho ser mãe para mim e o primeiro Natal tornou-se inesquecível”, afirma.

Ana Maria deve acompanhar o filho ainda internado, durante as festas

A psicóloga Renata Viana, que integra a equipe do HGWA, ressalta o valor de momentos como a sessão de fotografia. Ela explica que as imagens vêm humanizar o ambiente da neonatologia hospitalar, onde tudo precisa ser muito regrado e cuidadoso, respeitando a singularidade de cada bebê e reforçando os vínculos entre equipe, família e paciente.

“Uma família, quando descobre uma gravidez, faz inúmeros planos com esse bebê. Mas nenhum deles envolve uma internação. Nesse momento, surgem vários sentimentos fortes, medos, inseguranças que abalam o psicológico e as mantém fora de sua realidade. A realização do ensaio fotográfico proporciona uma ligação com o momento atual, ultrapassando o contexto do adoecimento, focando na comemoração da primeira data festiva deles. As mães ficaram com essa recordação afetiva de um momento de muitas emoções ambivalentes”, destaca.

Voluntariado

Ao todo, 18 bebês foram fotografados em uma sessão que durou cerca de três horas

A sessão contou com o trabalho voluntário do fotógrafo Sândalo Costa. Pela terceira vez, ele se disponibiliza em registrar os bebês, todos em temática natalina. A equipe assistencial do Centro de Terapia Intensiva Pediátrica (CETIP) esteve na produção e preparou cuidadosamente cada detalhe. Após os registros, as mães receberam as imagens para compartilhar com a família.

Mães e acompanhantes receberam as imagens realizadas

Para o fotografo voluntário, o sentimento é de gratidão. “É um momento de troca, eu ganho muito mais, em poder proporcionar esse momento. É, de fato, muito gratificante. A satisfação em poder presentear essas famílias com o meu trabalho, com a fotografia, levando essas lembranças para sempre”, destaca o profissional.