HRN realiza campanha para doação de sangue nesta quarta-feira (20), em parceria com o Hemoce

19 de dezembro de 2023 - 14:30 # # #

Assessoria de Comunicação do HRN
Texto e fotos: Teresa Fernandes

Para garantir a segurança, agendamento e uso de máscaras serão necessários

O Hospital Regional Norte (HRN), em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), está promovendo uma campanha de doação de sangue. Chamada de Campanha Natal Solidário, as doações podem ser realizadas a partir desta quarta-feira (20), no ambulatório do HRN, a partir das 8h. A meta é superar 100 bolsas arrecadadas. A parceria entre as unidades da Secretaria da Saúde (Sesa) já existe há 10 anos.

O mês de dezembro é o escolhido devido à proximidade com o Natal e o sentimento de solidariedade reforçado pela data. A coordenadora do Serviço Social do HRN, Iara Pinto, ressalta que, além de salvar vidas, é objetivo da campanha promover o voluntariado e o altruísmo.

As doações podem ser feitas por colaboradores da unidade, mas também pela população. Para evitar aglomerações, é necessário agendamento prévio para realizar a doação. Todos os protocolos de segurança e de distanciamento social serão respeitados. “A marcação é para evitar a aglomeração. Convidamos toda a população de Sobral e das cidades circunvizinhas para esse ato solidário, para fortalecer nossa campanha”, explica Iara Pinto.

Colaboradores e público em geral para agendar a doação

As doações se encerram já nesta quarta-feira. Os interessados podem entrar em contato para agendamento pelos números (88) 3677-9336 / 3677-9390.

Quem pode doar sangue?

Para doar sangue basta apenas estar saudável, bem alimentado, pesar mais de 50 kg, ter entre 16 e 67 anos e apresentar documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento padrão assinado pelos pais ou responsável legal. O documento está disponível no site do hemocentro. Pessoas que tiveram febre ou sintomas gripais nos últimos 14 dias não podem doar.