Novo Ambulatório de Especialidades do Hias será sede do Programa de Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV)

15 de dezembro de 2023 - 15:23 # # #

Assessoria de Comunicação do Hias
Texto: Ana Lídia Coutinho
Foto: Diana Vasconcelos

Programa vai passar a atender na nova sede a partir desta segunda-feira (18)

Comprometida em melhorar constantemente os cuidados de saúde oferecidos às crianças, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) anuncia a abertura da nova sede do Programa de Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV). O equipamento passa a ser vinculado ao novo Centro de Especialidades do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), que funcionará na Rua Jorge Acúrcio, 807, no bairro Vila União.

O atendimento, feito a partir de consultas agendadas pelo Sistema de Regulação, inicia-se nesta segunda-feira (18), das 7h às 17h. A estrutura disponibilizada no Hias conta com recepção, consultórios para atendimento médico, nutricional e de enfermagem, salas de apoio e espaço dedicado ao acondicionamento e à dispensação das fórmulas.

O novo espaço permitirá a continuidade do atendimento da atual média de 45 pacientes por dia, que já eram realizados pelo Espaço de Saúde Meireles e no próprio ambulatório de especialidades do Hias, prevendo a distribuição de cerca de 250 fórmulas diariamente. Atualmente, o Programa beneficia cerca de 3.500 crianças com idades entre zero e três anos, desempenhando um papel fundamental em todo o estado do Ceará.

Acesso

A coordenadora do programa, a nutricionista Aline Lacerda, explica que os pacientes de Fortaleza são encaminhados para o atendimento após passarem pelo posto de saúde, onde são cadastrados no sistema para consultas especializadas em gastroenterologia/APLV. Para os pacientes do interior, a mesma jornada é realizada junto às secretarias de saúde municipais.

“O processo de atendimento inclui cadastro, avaliação pela enfermagem, consulta médica, avaliação nutricional e, finalmente, a dispensação da fórmula. A fórmula é preparada e pronta para ser entregue a cada 30 dias, enquanto o atendimento médico é agendado conforme a condição clínica do paciente, variando de consultas a cada três ou seis meses”, explica Aline.

Novo Centro de Especialidades

No mesmo endereço também vai funcionar o Centro de Especialidades do Hias. A unidade será responsável por abrigar ambulatórios especiais que, atualmente, operam dentro do Hospital. Essa mudança visa proporcionar mais conforto e segurança aos pacientes, dividindo os usuários de maneira mais eficiente para oferecer um atendimento de qualidade.

Conforme a diretora-geral do Hias, Fábia Linhares, serão transferidos os serviços de psiquiatria, ginecologia, dermatologia e homeopatia, bem como os atendimentos multiprofissionais do Núcleo de Atendimento Integrado ao Fissurado (Naif); Núcleo de Orientação e Estimulação ao Lactente (Noel) e o Programa Pontos de Luz.

“Destacamos ainda que, em uma parceria com a Unifor, estamos implementando um novo atendimento em janeiro. Médicos pediatras estarão disponíveis para atender crianças classificadas como azul e verde, ou seja, aquelas sem gravidade, evitando retornos desnecessários e ampliando o serviço da emergência para acolher todas as mães que nos procuram. Essas mudanças visam melhorar significativamente o atendimento, proporcionando um ambiente mais adequado e acolhedor para os pacientes”, detalha.

Saiba mais

O Programa de APLV tem uma história de compromisso com o bem-estar das crianças cearenses desde 2005, quando começou a oferecer a dispensação da fórmula. Em 2013, a Sesa tomou a decisão de descentralizar o serviço, e em 2016, o programa expandiu ainda mais, adotando o formato atual, incluindo uma equipe multiprofissional que abrange gastroenterologistas, alergologistas, nutricionistas, psicólogos e enfermeiros, mantendo seu compromisso com a dispensação da fórmula para atender às necessidades específicas das crianças com APLV.