Encontro da Rede Estadual Saúde Escola reflete sobre as perspectivas da Educação Permanente no Ceará
15 de dezembro de 2023 - 16:03 #Educação Permanente #ESP #Rede Saúde Escola
Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Daniel Araújo
Fotos: Raiane Ferreira
O evento reuniu cerca de 150 participantes, entre profissionais da Saúde, gestores e acadêmicos
A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), realizou, entre 12 e 14 de dezembro, o terceiro Encontro da Rede Estadual Saúde Escola (Rese). Organizada pela Diretoria de Educação Permanente e Profissional em Saúde (Dieps) da autarquia, a iniciativa reuniu cerca de 150 participantes, entre profissionais da Saúde, gestores e acadêmicos, em torno de relevantes discussões sobre os rumos e as perspectivas das políticas de Educação Permanente em Saúde (EPS) do Estado.
Durante a conferência de abertura, o superintendente da ESP/CE, Luciano Pamplona, reforçou a importância de se entender o papel da educação no contexto da Saúde e destacou o lugar de centralidade que o equipamento estadual assume nesse processo. “É um momento de discutirmos o que foi feito, entendermos o que ainda podemos fazer para, então, operacionalizarmos o que ainda temos de melhorar nos próximos anos”.
“Esse é um evento que congrega ações que mobilizam discussões sobre formação, integração e trabalho, ao mesmo tempo em que pensa o fortalecimento da institucionalização da Rede Estadual Saúde Escola, integrando ensino, pesquisa, serviço e extensão como dos componentes da política estadual de educação permanente em Saúde”, afirmou a secretária executiva de Políticas de Saúde (Sepos) da Sesa, Maria Vaudelice Mota, que também prestigiou a solenidade e mediou um dos painéis temáticos.
O fomento para a reflexão de uma atuação em rede alinhada com as pautas ligadas à Gestão do Trabalho e à Educação na Saúde foi, ainda, pontuado pela diretora do programa da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Sgtes) do Ministério da Saúde (MS), Laíse de Andrade. “É a partir de quem estamos formando, pensando carreiras e fortalecendo enquanto categoria que derivará um bom ou mau cuidado disponibilizado à população. Isso é o que vai permitir que o SUS prospere ou não. Nossa responsabilidade, dadas essas complexidades nos processos de formação e Gestão do Trabalho, é gigantesca”, destacou.
Mostra de Experiências
O Encontro da Rese foi composto pelo primeiro Seminário de Gestão do Trabalho e Educação, com uma série de apresentações sobre as implicações da formação, da integração e do trabalho; e pela terceira Mostra de Experiências Exitosas em EPS, cujas apresentações ocorreram na modalidade presencial.
Evento somou mais de 14 horas de conteúdo transmitido ao vivo nas redes sociais da ESP/CE
Foram expostas cerca 150 produções científicas desenvolvidas pelos profissionais das cinco Regiões de Saúde do Ceará. A coordenadora da Atenção Primária à Saúde (APS) no município de Brejo Santo, distante 510 quilômetros de Fortaleza, Caroline Leite participou das atividades e enfatizou a troca de conhecimento e experiências do cotidiano na Saúde Pública como uma das maiores forças do encontro.
Confira o depoimento da profissional, abaixo:
Toda a programação foi transmitida pelo canal oficial do You Tube da ESP/CE, contabilizando mais de 14 horas de conteúdos disponibilizados na plataforma.
Rede Saúde Escola
O projeto da Rede Estadual Saúde Escola (Rese) refere-se à consolidação da integração ensino-serviço-comunidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) do Ceará, sendo orientado pela articulação entre os segmentos de gestão, atenção, formação e controle social, conforme as necessidades de saúde das populações e os princípios da EPS cearense.
A ESP/CE atua no projeto da rede por meio do apoio técnico para a implantação e implementação dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde nas unidades de saúde da Rede Sesa, nos municípios e regiões de saúde no Estado. Os trabalhos foram iniciados em julho de 2021 e consolidados em abril de 2023, período em que os processos passaram a ficar a cargo da Coordenadoria de Políticas de Educação, Trabalho e Pesquisa na Saúde (Coeps) da Sesa.
De acordo com informações da equipe do projeto Rede Estadual Saúde Escola, atualmente o Ceará conta o total de 96 Núcleos de Educação Permanente Municipais e cinco Núcleos de Educação Permanente Regionais (Nureps) já implantados nas regiões de Sobral; Fortaleza; Quixadá; Sertão Central; Litoral Leste/Jaguaribe; e Cariri.
A autarquia também soma a partir da sua atuação no processo de modernização dos Centros de Estudos das unidades de saúde da pasta e no monitoramento e avaliação das ações de Educação Permanente em Saúde da rede estadual de serviços.