Saúde do Ceará adquire novos equipamentos para os Centros de Especialidades Odontológicas

4 de dezembro de 2023 - 10:43 # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Levi Aguiar
Fotos: Arquivo

Novos equipamentos proporcionam conforto e segurança aos pacientes que procuram os CEOs

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), entre os meses de outubro e novembro, adquiriu 173 novos equipamentos direcionados aos 25 Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) para o cuidado da saúde bucal dos cearenses. Entre os itens comprados estão 42 cadeiras odontológicas e 81 novos equipamentos de ar condicionado.

A obtenção dos equipamentos foi realizada a partir de recursos disponibilizados pelo Ministério da Saúde (MS). “As novas aquisições representam um reforço substancial para a infraestrutura dos CEOs. Trata-se de um passo significativo no aprimoramento dos serviços de saúde bucal no Ceará. Ações como essa reforçam o compromisso do Estado com a população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, explica Nalber Sigian, coordenador da Célula de Atenção à Saúde Bucal da Sesa.

“As 42 novas cadeiras odontológicas, em particular, oferecem maior conforto para os pacientes e proporcionam, aos profissionais, condições ideais para a realização de procedimentos odontológicos de forma eficaz. A saúde bucal é muito importante. Cuidando corretamente é possível ajudar a prevenir doenças, melhorar a saúde geral e aumentar a autoestima dos pacientes”, conclui.

Segundo a diretora do Centro de Especialidades Odontológicas da Regional de Sobral, Madeline Amorim, as novas aquisições trazem mais tranquilidade com relação aos atendimentos. “Nós recebemos equipamentos como fotopolimerizadores (aparelho emite uma luz azulada que endurece a resina fixando-a nos dentes), sistemas rotatórios para tratamento de canais, lupas para o setor de esterilização e aparelhos de raio x. Equipamentos novos e modernos trazem maior eficiência e segurança aos processos e atendimentos”, relata.

Serviço

Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) são unidades de referência na disponibilização de serviços especializados odontológicos para os usuários do SUS. Os Centros disponibilizam serviços como cirurgias orais, tratamentos de canais e gengivais, próteses dentárias e tratamentos de paciente com necessidades especiais.

O acesso ao equipamento é realizado, exclusivamente, por encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Ou seja, para que o paciente tenha acesso ao atendimento na unidade é necessário passar por uma avaliação e encaminhamento por parte dos profissionais da atenção primária.

A rede estadual de assistência odontológica possui 25 CEOs. Destes, três são em Fortaleza – nos bairros Rodolfo Teófilo, Centro e Joaquim Távora; os dois últimos funcionam 24h. As outras 22 unidades estão espalhadas pelo Interior, sob gestão de consórcios públicos.

Novos equipamentos

Aparelhos já começaram a ser enviados aos CEOs

Além das 42 cadeiras odontológicas e 81 novos aparelhos de ar condicionado, foram adquiridos 35 fotopolimerizadores; cinco lavadoras ultrassônicas, para remoção de sujeiras profundas; seis motores endodônticos, indicado para a instrumentação e preparo de canais radiculares durante tratamento; dois bisturis elétricos; dois autoclave para esterilização de utensílios e instrumentais odontológicos.