ESP/CE e Secitece assinam termo de cooperação técnica para ampliar ações de inovação e pesquisa

1 de dezembro de 2023 - 14:08 # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE
Texto: Juliana Marques
Foto e vídeo: Deborah Muniz

A oficialização da parceria entre as duas instituições aconteceu durante a Feira do Conhecimento (FdC)

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) assinaram, nessa quinta-feira (30), um termo de cooperação técnica para o desenvolvimento de ações conjuntas de inovação e pesquisa.

A oficialização da parceria aconteceu durante a abertura da Feira do Conhecimento (FdC), que acontece até este sábado (2), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

Entre os presentes na solenidade, representando a ESP/CE, estavam o superintendente, Luciano Pamplona, e o diretor de Inovação, Ciência e Tecnologia em Saúde, Sales Ávila. Já pela Secitece, a titular da pasta, Sandra Maria Nunes Monteiro. Também prestigiou o momento o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (Sedes) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda.

“Essa é uma parceria muito importante, que vai alavancar ainda mais os projetos de ambas instituições. Um dos nossos desafios, nesse momento, é apoiar e ser apoiado por órgãos como a Secitece, para que a gente consiga fazer um caminho de sucesso na área da inovação”, destacou Pamplona, no ato das assinaturas.

Na prática

Com o termo de cooperação, a ESP/CE passa a agregar o CriarCE, iniciativa da Secitece que atua como aceleradora de programas de inovação e empreendedorismo voltados ao desenvolvimento de soluções de hardware.

“O objetivo é impulsionar a produção e a entrada no mercado dessas iniciativas. Como queremos, também, contribuir com projetos na área da saúde, claro que pensamos logo em buscar essa parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará, que tem todo esse aparato de conseguir qualificar demanda, trazer profissionais e, principalmente, tentar validar e homologar produtos”, explicou o coordenador do CriarCE, Thiago Barros.

Segundo o diretor de Inovação, Ciência e Tecnologia em Saúde da ESP/CE, Sales Ávila, a atuação do equipamento nesse ecossistema começou ainda no início da pandemia de covid-19. Agora, é possível pensar ainda mais em projetos que, de alguma forma, vão trazer benefícios para a população.

“Existem muitas frentes de inovação social, de processos e de tecnologias que podemos trabalhar. Então, essa parceria com a Secitece nos permite unir as ideias de produtos e processos inovadores dos nossos profissionais de saúde, que são nossos alunos, e transformá-las em soluções que cheguem à sociedade”. Confira mais detalhes no vídeo abaixo: